UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38795 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1749 "inscrito_id" => 2001 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB" "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de analisar a prática do ensino de História na Educação de Jovens e adultos e envolveu três escolas municipais da cidade de Campina Grande. Para o desenvolvimento desse trabalho fez-se uso dos seguintes tipos de pesquisa, a bibliográfica, a exploratória, a descritiva e o trabalho de campo, que serviu para a aplicação das entrevistas com os seis professores que lecionam essa disciplina no ensino fundamental na EJA. Procurou-se nesta pesquisa identificar os fatores que dificultam o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem e as práticas desenvolvidas pelos docentes nas aulas de História, bem como conteúdos e métodos mais utilizados e que podem tornar as aulas mais significativas e prazerosas. As dificuldades encontradas pelos professores são várias, tais como: a dificuldade de desenvolverem ações pedagógicas que proporcionem uma maior motivação nos alunos, a deficiência na execução de metodologias centradas no aluno do EJA, já que é um aluno diferenciado, portanto é necessário que esses docentes possam emergir no universo desses alunos. Um dos fatores observados nessa pesquisa é o fato desses docentes não terem uma orientação, um suporte para lhe nortearem nessa construção junto a esses alunos, uma assistência pedagógica, uma formação específica e continuada na área da EJA, ajudaria os professores a melhorarem suas práticas de ensino. Outro fato importante é que eles precisam efetivar suas práticas no cotidiano dos alunos, no respeito e na solidariedade, pois só assim irão conseguir junto com os alunos trabalharem os três eixos articuladores do ensino da EJA, que são: cultura, trabalho e tempo. A cultura, eixo principal norteará a ação pedagógica, pois dela emanam todas as manifestações humanas, entre elas, o trabalho e o tempo. Esses três eixos bem trabalhados e articulados à realidade a qual o educando se encontra, viabilizará um processo integrador dos diferentes saberes, a partir da contribuição das diferentes áreas do conhecimento, fazendo com que professor e alunos construam juntos suas histórias com mais prazer e significado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, ENSINO DE HISTÓRIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2001_11092017110055.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY DELANE GOMES DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "DELANE" "autor_email" => "mdgs.uepb@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38795 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1749 "inscrito_id" => 2001 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB" "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de analisar a prática do ensino de História na Educação de Jovens e adultos e envolveu três escolas municipais da cidade de Campina Grande. Para o desenvolvimento desse trabalho fez-se uso dos seguintes tipos de pesquisa, a bibliográfica, a exploratória, a descritiva e o trabalho de campo, que serviu para a aplicação das entrevistas com os seis professores que lecionam essa disciplina no ensino fundamental na EJA. Procurou-se nesta pesquisa identificar os fatores que dificultam o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem e as práticas desenvolvidas pelos docentes nas aulas de História, bem como conteúdos e métodos mais utilizados e que podem tornar as aulas mais significativas e prazerosas. As dificuldades encontradas pelos professores são várias, tais como: a dificuldade de desenvolverem ações pedagógicas que proporcionem uma maior motivação nos alunos, a deficiência na execução de metodologias centradas no aluno do EJA, já que é um aluno diferenciado, portanto é necessário que esses docentes possam emergir no universo desses alunos. Um dos fatores observados nessa pesquisa é o fato desses docentes não terem uma orientação, um suporte para lhe nortearem nessa construção junto a esses alunos, uma assistência pedagógica, uma formação específica e continuada na área da EJA, ajudaria os professores a melhorarem suas práticas de ensino. Outro fato importante é que eles precisam efetivar suas práticas no cotidiano dos alunos, no respeito e na solidariedade, pois só assim irão conseguir junto com os alunos trabalharem os três eixos articuladores do ensino da EJA, que são: cultura, trabalho e tempo. A cultura, eixo principal norteará a ação pedagógica, pois dela emanam todas as manifestações humanas, entre elas, o trabalho e o tempo. Esses três eixos bem trabalhados e articulados à realidade a qual o educando se encontra, viabilizará um processo integrador dos diferentes saberes, a partir da contribuição das diferentes áreas do conhecimento, fazendo com que professor e alunos construam juntos suas histórias com mais prazer e significado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, ENSINO DE HISTÓRIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2001_11092017110055.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY DELANE GOMES DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "DELANE" "autor_email" => "mdgs.uepb@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }