O artigo discute acerca da necessidade da articulação da gestão educacional para com as escolas do campo, na perspectiva de implementação de políticas públicas que facilite e efetive o trabalho pedagógico dessas escolas campesinas junto a gestão escolar em parceria com os professores, funcionários e alunos. Esta produção se trata de parte do estudo monográfico em que teve como objeto de estudo a formação docente do professor do campo, no entanto, e em meio ao percurso dos estudos e nas entrevistas realizadas com dez professores que atuam ou já atuaram em escolas do campo, constatamos, em suas falas, uma grande necessidade analisarmos a efetivação da gestão educacional em consonância com a gestão escolar, mediante a organização do trabalho pedagógico nessas instituições. De modo que nos resultados analisados nas entrevistas constatou-se ser uma das grandes preocupações dos professores a falta, não somente de um gestor, mas também e principalmente a falta de uma gestão educacional que viabilize um ensino qualitativo e significativo aos alunos do campo, bem como condições físicas prediais adequadas. Como respaldo teórico cita-se CALDART (2012), ROCA E COLARES (2013), ARAÚJO (2007), LIBÂNEO, OLIVEIRA E TOSCH (2011) LDB (1996) dentre pareceres e decretos legislativos. que tratam da temática. Portanto, entendendo que a atuação de uma gestão educacional assume as dimensões técnicas, pedagógicas e políticas acreditamos ser essa um meio essencial de concretização e otimização de uma organização pedagógica nas escolas do campo que propicie uma educação com vistas a melhoria na qualidade educacional, bem como na qualidade de vida dos educandos em meio ao seu desenvolvimento integral. Assim, os debates empreendidos nesta produção demonstrarão um cenário real das escolas envolvidas, mediante o anseio dos professores por uma estrutura administrativa gestionária que eleve o padrão de qualidade na Organização Pedagógica das escolas campesinas.