Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÃO DIDÁTICA DIFERENCIADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM PARASITOLOGIA CLÍNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: PARASITOLOGIA, ENSINO, DIDÁTICA Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A educação em saúde é uma excelente ferramenta para propor melhoria e qualidade de vida das pessoas. Por meio das intervenções pedagógicas, é possível romper modelos educacionais convencionais e por trazer um diferencial para sala de aula e especialmente para a população que não tem acesso a informação. É de fundamental importância que conteúdos como a parasitologia clínica, sejam trabalhados em sala de aula, onde o professor deve buscar estratégias que fujam do método expositivo tradicional no laboratório, onde o docente acaba sendo o centro do processo de ensino aprendizagem, inibindo a participação, diálogo e comunicação com aluno. A aula prática de Parasitologia Clínica foi idealizada como uma ferramenta de fixação de aprendizagem teórico-prática quanto as características, manipulação e cuidados com a confecção de lâminas, utilizando-se para este fim o roteiro desenvolvido pertinente as parasitoses (Protozooses e Helmintoses). A prática da confecção de laminas parasitológicas forneceu ao graduando da área de saúde, a opção de aprendizado sobre as parasitoses possibilitando um contato mais amplo com as práticas pertinentes ao estudo destas protozooses e helmintoses, destacadas como problemas de saúde pública, além de estimular o trabalho em equipe tão importante na formação acadêmica dos futuros profissionais de saúde.

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