Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O EMPODERAMENTO DAS (OS) PROFESSORAS (ES) E O EXERCÍCIO DA IGUALDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EMPODERAMENTO, EDUCAÇÃO INFANTIL, IGUALDADE DE GÊNERO Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Para compreender os motivos que mobilizam defender a igualdade de gênero, sobretudo, o papel das professoras e a construção feita em torno de sua profissão, é preciso resgatar a história das mulheres no Brasil, a fim de compreender a condição da mulher e professora por volta do século XIX. Dessa forma, é possível compreender a evolução delas enquanto protagonistas na área profissional e as lutas por direitos e igualdade na sociedade. A presente pesquisa tem como objetivo reafirmar o empoderamento das (os) professoras (es), assim como a importância da igualdade de gênero na educação infantil. É nesta fase que julgamos ser o ponto de partida para descontruir estereótipos e fazer do espaço escolar uma ponte entre crianças conscientes e adultos humanizados. Partindo da abordagem bibliográfica da pesquisa, fizemos um contexto histórico da luta das professoras e mulheres na sociedade, ratificando a importância de se reafirmarem enquanto profissionais da educação.

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