Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CONCEPÇÃO DO ALUNO SEM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ALUNOS, PROFESSOR AUXILIAR, ATITUDE. Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O estudo apresentado neste artigo objetivou refletir sobre a atitude dos alunos em relação aos colegas (alunos) com deficiência. Com intuito de atingir essa meta empreendeu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, em uma escola pública estadual do município de Apodi/RN. Como fundamentação teórica, o estudo priorizou os dispositivos legais que definem os princípios da Educação Inclusiva, norteados por autores que pesquisam sobre essa temática. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários realizados com alunos de uma turma do 7º do Ensino Fundamental (anos finais). Ao todo, foram entrevistados treze alunos sem deficiência, uma aluna com deficiência e uma professora auxiliar. Como resultado, o estudo aponta que a vivência com alunos deficientes possibilita a assimilação de conceitos e valores relacionados à aceitação das diferenças, e, por conseguinte, a desconstrução de preconceitos arraigados ao longo da história.

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