Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores dos anos iniciais ministrado em um minicurso intitulado “A Educação do Campo e o ensino da Matemática”, oferecido no IV Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo, na Universidade Federal da Paraíba, em 2017, tendo como sujeitos 18 participantes oriundos de diversas localidades da região Nordeste, como: Recife (PE), Mossoró (RN), Sapé (PB) e Bananeiras (PB). Neste momento foram apresentados os conteúdos didáticos obrigatórios que contemplam a disciplina de matemática para os anos iniciais e que devem ser discutidos na educação do campo, através de práticas metodológicas que favoreçam e valorizem a terra e a vida no campo. Desta forma, discutimos atividades voltadas para os anos iniciais com foco teórico e prático que foram dirigidos a formação dos participantes. A metodologia de pesquisa utilizada no estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa-ação, do tipo qualitativo quanto à aquisição e análise de dados. O estudo ocorreu no mês de junho do presente ano. Neste momento tivemos 18 participantes oriundos de diversas localidades da região Nordeste, como: Recife (PE), Mossoró (RN), Sapé (PB) e Bananeiras (PB). Os resultados do estudo apontam para índices positivos com relação à reflexão dos participantes na busca de práticas de atividades voltadas para o campo, que tenham significados e que priorizem as vivências dos sujeitos do campo. Concluímos que a partir da utilização de materiais manipulativos podemos colaborar uma melhor compreensão dos conteúdos obrigatórios na disciplina de matemática, consequentemente, melhorando as práticas de ensino voltadas para a população campesina.