Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, METODOLOGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35133
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2954
    "inscrito_id" => 1795
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE"
    "resumo" => "Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores dos anos iniciais ministrado em um minicurso intitulado “A Educação do Campo e o ensino da Matemática”, oferecido no IV Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo, na Universidade Federal da Paraíba, em 2017, tendo como sujeitos 18 participantes oriundos de diversas localidades da região Nordeste, como: Recife (PE), Mossoró (RN), Sapé (PB) e Bananeiras (PB). Neste momento foram apresentados os conteúdos didáticos obrigatórios que contemplam a disciplina de matemática para os anos iniciais e que devem ser discutidos na educação do campo, através de práticas metodológicas que favoreçam e valorizem a terra e a vida no campo. Desta forma, discutimos atividades voltadas para os anos iniciais com foco teórico e prático que foram dirigidos a formação dos participantes. A metodologia de pesquisa utilizada no estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa-ação, do tipo qualitativo quanto à aquisição e análise de dados. O estudo ocorreu no mês de junho do presente ano. Neste momento tivemos 18 participantes oriundos de diversas localidades da região Nordeste, como: Recife (PE), Mossoró (RN), Sapé (PB) e Bananeiras (PB). Os resultados do estudo apontam para índices positivos com relação à reflexão dos participantes na busca de práticas de atividades voltadas para o campo, que tenham significados e que priorizem as vivências dos sujeitos do campo. Concluímos que a partir da utilização de materiais manipulativos podemos colaborar uma melhor compreensão dos conteúdos obrigatórios na disciplina de matemática, consequentemente, melhorando as práticas de ensino voltadas para a população campesina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, METODOLOGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1795_29092017000052.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HOSILANI RODRIGUES DE ASSIS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA HOSILANI"
    "autor_email" => "maria_hosilani@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35133
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2954
    "inscrito_id" => 1795
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE"
    "resumo" => "Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores dos anos iniciais ministrado em um minicurso intitulado “A Educação do Campo e o ensino da Matemática”, oferecido no IV Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo, na Universidade Federal da Paraíba, em 2017, tendo como sujeitos 18 participantes oriundos de diversas localidades da região Nordeste, como: Recife (PE), Mossoró (RN), Sapé (PB) e Bananeiras (PB). Neste momento foram apresentados os conteúdos didáticos obrigatórios que contemplam a disciplina de matemática para os anos iniciais e que devem ser discutidos na educação do campo, através de práticas metodológicas que favoreçam e valorizem a terra e a vida no campo. Desta forma, discutimos atividades voltadas para os anos iniciais com foco teórico e prático que foram dirigidos a formação dos participantes. A metodologia de pesquisa utilizada no estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa-ação, do tipo qualitativo quanto à aquisição e análise de dados. O estudo ocorreu no mês de junho do presente ano. Neste momento tivemos 18 participantes oriundos de diversas localidades da região Nordeste, como: Recife (PE), Mossoró (RN), Sapé (PB) e Bananeiras (PB). Os resultados do estudo apontam para índices positivos com relação à reflexão dos participantes na busca de práticas de atividades voltadas para o campo, que tenham significados e que priorizem as vivências dos sujeitos do campo. Concluímos que a partir da utilização de materiais manipulativos podemos colaborar uma melhor compreensão dos conteúdos obrigatórios na disciplina de matemática, consequentemente, melhorando as práticas de ensino voltadas para a população campesina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, METODOLOGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1795_29092017000052.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HOSILANI RODRIGUES DE ASSIS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA HOSILANI"
    "autor_email" => "maria_hosilani@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores dos anos iniciais ministrado em um minicurso intitulado “A Educação do Campo e o ensino da Matemática”, oferecido no IV Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo, na Universidade Federal da Paraíba, em 2017, tendo como sujeitos 18 participantes oriundos de diversas localidades da região Nordeste, como: Recife (PE), Mossoró (RN), Sapé (PB) e Bananeiras (PB). Neste momento foram apresentados os conteúdos didáticos obrigatórios que contemplam a disciplina de matemática para os anos iniciais e que devem ser discutidos na educação do campo, através de práticas metodológicas que favoreçam e valorizem a terra e a vida no campo. Desta forma, discutimos atividades voltadas para os anos iniciais com foco teórico e prático que foram dirigidos a formação dos participantes. A metodologia de pesquisa utilizada no estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa-ação, do tipo qualitativo quanto à aquisição e análise de dados. O estudo ocorreu no mês de junho do presente ano. Neste momento tivemos 18 participantes oriundos de diversas localidades da região Nordeste, como: Recife (PE), Mossoró (RN), Sapé (PB) e Bananeiras (PB). Os resultados do estudo apontam para índices positivos com relação à reflexão dos participantes na busca de práticas de atividades voltadas para o campo, que tenham significados e que priorizem as vivências dos sujeitos do campo. Concluímos que a partir da utilização de materiais manipulativos podemos colaborar uma melhor compreensão dos conteúdos obrigatórios na disciplina de matemática, consequentemente, melhorando as práticas de ensino voltadas para a população campesina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.