Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A DANÇA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

Palavra-chaves: ESTÁGIO, EDUCAÇÃO INFANTIL, DANÇA Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38771
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4657
    "inscrito_id" => 5163
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A DANÇA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA"
    "resumo" => "O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir das observações e das práticas, desenvolvidas a partir da disciplina Estágio Supervisionado II em Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Cuja realização, ocorreu numa escola municipal localizada na cidade de Campina Grande, PB, em uma turma de maternal 1. Este relato tem como objetivo, compartilhar as experiências vivenciadas durante a realização do estágio, cuja pretensão foi realizar intervenções relacionadas à dança numa turma de Educação Infantil, possibilitando descobrir suas potencialidades. Para subsidiar a pesquisa, contou-se com a contribuição teórica de: Pereira (2016), Marques (1997), Ferrari (2005), entre outros. Para tanto, a metodologia que sustenta este relato esta pautada na observação participante e uma rápida análise de conteúdos. Nos resultados alcançados, percebe-se a importância do trabalho com a dança na Educação Infantil, os desenvolvimentos que ela traz para as crianças, a transformação que ela faz não só com o corpo, mas com a mente. O estágio é de grande importância para a formação dos graduandos, principalmente nos cursos de licenciatura. Pode-se considerar que o estágio é uma etapa essencial da graduação, momento em que o futuro professor poderá estabelecer relações entre a teoria recebida na universidade com a prática encontrada na escola campo de estágio, contribuindo assim para a construção da identidade profissional do mesmo. As conclusões apontam para a importância das atividades lúdicas e significativas para as crianças, de forma que, ao se trabalhar com a dança é necessário partir da necessidade de cada um, para que se desenvolva não só a dança em si, mas tudo o que ela traz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, EDUCAÇÃO INFANTIL, DANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5163_16102017232235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STÉFANY DE ALMEIDA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "STÉFANY MARQUES"
    "autor_email" => "stefanymarques.a@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38771
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4657
    "inscrito_id" => 5163
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A DANÇA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA"
    "resumo" => "O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir das observações e das práticas, desenvolvidas a partir da disciplina Estágio Supervisionado II em Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Cuja realização, ocorreu numa escola municipal localizada na cidade de Campina Grande, PB, em uma turma de maternal 1. Este relato tem como objetivo, compartilhar as experiências vivenciadas durante a realização do estágio, cuja pretensão foi realizar intervenções relacionadas à dança numa turma de Educação Infantil, possibilitando descobrir suas potencialidades. Para subsidiar a pesquisa, contou-se com a contribuição teórica de: Pereira (2016), Marques (1997), Ferrari (2005), entre outros. Para tanto, a metodologia que sustenta este relato esta pautada na observação participante e uma rápida análise de conteúdos. Nos resultados alcançados, percebe-se a importância do trabalho com a dança na Educação Infantil, os desenvolvimentos que ela traz para as crianças, a transformação que ela faz não só com o corpo, mas com a mente. O estágio é de grande importância para a formação dos graduandos, principalmente nos cursos de licenciatura. Pode-se considerar que o estágio é uma etapa essencial da graduação, momento em que o futuro professor poderá estabelecer relações entre a teoria recebida na universidade com a prática encontrada na escola campo de estágio, contribuindo assim para a construção da identidade profissional do mesmo. As conclusões apontam para a importância das atividades lúdicas e significativas para as crianças, de forma que, ao se trabalhar com a dança é necessário partir da necessidade de cada um, para que se desenvolva não só a dança em si, mas tudo o que ela traz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, EDUCAÇÃO INFANTIL, DANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5163_16102017232235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STÉFANY DE ALMEIDA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "STÉFANY MARQUES"
    "autor_email" => "stefanymarques.a@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir das observações e das práticas, desenvolvidas a partir da disciplina Estágio Supervisionado II em Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Cuja realização, ocorreu numa escola municipal localizada na cidade de Campina Grande, PB, em uma turma de maternal 1. Este relato tem como objetivo, compartilhar as experiências vivenciadas durante a realização do estágio, cuja pretensão foi realizar intervenções relacionadas à dança numa turma de Educação Infantil, possibilitando descobrir suas potencialidades. Para subsidiar a pesquisa, contou-se com a contribuição teórica de: Pereira (2016), Marques (1997), Ferrari (2005), entre outros. Para tanto, a metodologia que sustenta este relato esta pautada na observação participante e uma rápida análise de conteúdos. Nos resultados alcançados, percebe-se a importância do trabalho com a dança na Educação Infantil, os desenvolvimentos que ela traz para as crianças, a transformação que ela faz não só com o corpo, mas com a mente. O estágio é de grande importância para a formação dos graduandos, principalmente nos cursos de licenciatura. Pode-se considerar que o estágio é uma etapa essencial da graduação, momento em que o futuro professor poderá estabelecer relações entre a teoria recebida na universidade com a prática encontrada na escola campo de estágio, contribuindo assim para a construção da identidade profissional do mesmo. As conclusões apontam para a importância das atividades lúdicas e significativas para as crianças, de forma que, ao se trabalhar com a dança é necessário partir da necessidade de cada um, para que se desenvolva não só a dança em si, mas tudo o que ela traz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.