O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre o ensino de Literatura em sala de aula, realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento, com alunos do 3° ano, da cidade de Sousa-PB. Os questionamentos que motivaram a dada pesquisa foram: Pode a sequência didática evidenciada por Cosson (2006) ajudar no incentivo à proficiência de leitura no Ensino Médio? É possível aplicar estratégias lúdicas no ensino da Literatura e, ao mesmo tempo, desenvolver o senso crítico do aluno? De que modo utilizar os textos literários como instigadores de leitura literária em sala de aula? A partir de tais indagações este artigo tem como objetivo mostrar uma experiência de leitura realizada na referida escola, intentando contribuir com a formação de alunos leitores do texto literário. Constitui, ainda, nosso corpo de análise junto aos discentes a obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos ampliando as discussões sobre a seca e os comportamentos sociais e linguísticos inerentes a região nordestina. Para respaldar nossas discussões, apoiamo-nos nas concepções de leitura abordadas por Bunzen (2006), Cosson (2006), Cereja (2005), Coelho (1976), PCNS do Ensino Médio (1997-1998), entre outros. Na intenção de se obter respostas significativas, este estudo foi pautado em observações das aulas de Literatura, das investigações em relação às competências e habilidades leitoras e da experiência com o texto literário em sala de aula a partir da sequência didática proposta por Rildo Cosson (2006). Pode-se afirmar que a experiência com o romance “Vidas Secas” vivenciada, na escola Mestre Júlio Sarmento, atingiu os objetivos a que nos propusemos alcançar.