A educação infantil como fase inicial da educação básica poderá favorecer para que as crianças comecem a perceber e compreender aspectos que emergem das relações ambientais. Participaram do projeto doze crianças com idade entre 5 a 6 anos de idade de um Centro Educacional de Educação Infantil, após a assinatura de termo de autorização dos responsáveis. Objetivo: Desenvolver atividades de leitura e observação da natureza para a relação infantil com as questões ambientais. Atividades: - Escolha pelas crianças de uma área externa da escola a ser visitada para observação. - Produção Interativa e Integrativa: 1) Nosso imaginário ambiental – Escolha de elementos da natureza para serem colados (gravetos, sementes, folhas secas) em uma folha de papel, com a produção de um desenho a partir dos elementos colados. 2) Nosso ambiente no corpo da gente. - Realização da impressão das mãos utilizando tintas coloridas (carimbar) nas folhas de papel, complementado com desenhos interativos das crianças de plantas e animais de forma livre. Resultados: As crianças que participaram do projeto produziram vários materiais de forma alegre e divertida. A coleta dos elementos da natureza caídos sob as árvores e plantas foi um momento de observação em relação ao processo cíclico da natureza, e sobre o cuidado e atenção humana ao interferir nesse processo, ou seja, para brincar não é preciso arrancar, quebrar ou destruir, basta utilizar dos recursos naturais com atenção e respeito à natureza.