Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONSTRUTIVISMO NA GEOMETRIA ESPACIAL: OFICINA DE CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO CANUDOS E LINHA MICA

Palavra-chaves: CONSTRUTIVISMO, GEOMETRIA ESPACIAL, ENSINO DA MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37587
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1651
    "inscrito_id" => 4460
    "titulo" => "O CONSTRUTIVISMO NA GEOMETRIA ESPACIAL: OFICINA DE CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO CANUDOS E LINHA MICA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados do projeto de pesquisa realizado na Escola Municipal Irma Cristine com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, onde teve como foco a geometria espacial e o construtivismo por meio da oficina de canudos como forma dos alunos construírem seus próprios materiais de estudos. Teve como objetivo analisar de que maneira a teoria construtivista pode possibilitar ao estudante maior aprendizagem sobre geometria espacial, fazendo o uso de ferramentas como a oficina de canudo e barbante. Esse trabalho é relevante, pois, proporciona aos alunos uma melhor visão e entendimento das figuras espaciais e seus principais elementos como: arestas, faces e vértices. No referencial teórico vários autores mencionam que o construtivismo aplicado aos conteúdos de matemática possibilitam uma melhor aprendizagem aos alunos, como podemos citá-los: Azenha (2006), Palermo (2016), Moreira (2001), Luckesi (2010) e outros. Os resultados foram obtidos através de observações percebidas ao longo do estágio supervisionado e de práticas através de pré-teste e pós-teste. Onde constatou-se que a utilização de oficinas para o ensino de conteúdos de matemática e muito satisfatório para um melhor aprendizado dos alunos. Portanto, evidenciou-se que a realização da oficina de construção de sólidos geométricos com canudos, estimulou a curiosidade e participação dos alunos pois puderam participar de maneira ativa na construção de seus conhecimentos sobre a geometria espacial, isso consequentemente possibilitou maior aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CONSTRUTIVISMO, GEOMETRIA ESPACIAL, ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4460_11092017021348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLODOALDO PIRES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "CLODOALDO"
    "autor_email" => "cpa.admpin@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37587
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1651
    "inscrito_id" => 4460
    "titulo" => "O CONSTRUTIVISMO NA GEOMETRIA ESPACIAL: OFICINA DE CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO CANUDOS E LINHA MICA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados do projeto de pesquisa realizado na Escola Municipal Irma Cristine com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, onde teve como foco a geometria espacial e o construtivismo por meio da oficina de canudos como forma dos alunos construírem seus próprios materiais de estudos. Teve como objetivo analisar de que maneira a teoria construtivista pode possibilitar ao estudante maior aprendizagem sobre geometria espacial, fazendo o uso de ferramentas como a oficina de canudo e barbante. Esse trabalho é relevante, pois, proporciona aos alunos uma melhor visão e entendimento das figuras espaciais e seus principais elementos como: arestas, faces e vértices. No referencial teórico vários autores mencionam que o construtivismo aplicado aos conteúdos de matemática possibilitam uma melhor aprendizagem aos alunos, como podemos citá-los: Azenha (2006), Palermo (2016), Moreira (2001), Luckesi (2010) e outros. Os resultados foram obtidos através de observações percebidas ao longo do estágio supervisionado e de práticas através de pré-teste e pós-teste. Onde constatou-se que a utilização de oficinas para o ensino de conteúdos de matemática e muito satisfatório para um melhor aprendizado dos alunos. Portanto, evidenciou-se que a realização da oficina de construção de sólidos geométricos com canudos, estimulou a curiosidade e participação dos alunos pois puderam participar de maneira ativa na construção de seus conhecimentos sobre a geometria espacial, isso consequentemente possibilitou maior aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CONSTRUTIVISMO, GEOMETRIA ESPACIAL, ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4460_11092017021348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLODOALDO PIRES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "CLODOALDO"
    "autor_email" => "cpa.admpin@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados do projeto de pesquisa realizado na Escola Municipal Irma Cristine com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, onde teve como foco a geometria espacial e o construtivismo por meio da oficina de canudos como forma dos alunos construírem seus próprios materiais de estudos. Teve como objetivo analisar de que maneira a teoria construtivista pode possibilitar ao estudante maior aprendizagem sobre geometria espacial, fazendo o uso de ferramentas como a oficina de canudo e barbante. Esse trabalho é relevante, pois, proporciona aos alunos uma melhor visão e entendimento das figuras espaciais e seus principais elementos como: arestas, faces e vértices. No referencial teórico vários autores mencionam que o construtivismo aplicado aos conteúdos de matemática possibilitam uma melhor aprendizagem aos alunos, como podemos citá-los: Azenha (2006), Palermo (2016), Moreira (2001), Luckesi (2010) e outros. Os resultados foram obtidos através de observações percebidas ao longo do estágio supervisionado e de práticas através de pré-teste e pós-teste. Onde constatou-se que a utilização de oficinas para o ensino de conteúdos de matemática e muito satisfatório para um melhor aprendizado dos alunos. Portanto, evidenciou-se que a realização da oficina de construção de sólidos geométricos com canudos, estimulou a curiosidade e participação dos alunos pois puderam participar de maneira ativa na construção de seus conhecimentos sobre a geometria espacial, isso consequentemente possibilitou maior aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.