UM OLHAR DOS AUTORES1 SOBRE A ORGANIZAÇÃO
ESTRUTURAL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38751 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2870 "inscrito_id" => 7705 "titulo" => """ UM OLHAR DOS AUTORES1 SOBRE A ORGANIZAÇÃO\r\n ESTRUTURAL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO """ "resumo" => """ : O presente artigo tem a intencionalidade de analisar as formas propostas de organização\r\n estrutural de documentos de Projetos Político Pedagógicos - PPP das escolas, a partir de uma revisão\r\n bibliográfica dos principais autores que discutem e fundamentam a gestão escolar e sua efetivação de\r\n forma democrática, especificamente a partir da utilização do PPP. LIBÂNEO (2012), GANDIN\r\n (2011), LUCK (2000), VASCONCELLOS (2007) e VEIGA (1998) são os autores selecionados para\r\n este estudo, no qual, busca-se conceituar o sentido do Projeto Político Pedagógico, as formas de fazê-\r\n lo e sistematiza-lo, tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB nº\r\n 9.394/96. Cada autor apresenta sua proposta estrutural do documento, evidenciando suas expectativas,\r\n e seus conhecimentos, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem,\r\n visto que a partir da implementação legislação educacional vigente vários pesquisadores da área da\r\n educação impulsionaram seus trabalhos em relação a construção do Projeto Político Pedagógico, tendo\r\n em vista, uma percepção democrática, idealizadora e reflexiva das dimensões do ensino, no desejo de\r\n suprir ás necessidades e criar condições favoráveis a aprendizagem no seu contexto sociocultural. Essa\r\n reflexão contribui com a abertura de novas discussões em torno da problematização do\r\n desenvolvimento educacional no tocante a coletividade, buscando identificar os principais fatores que\r\n determinam essa estruturação, analisando as concordâncias e discordâncias entre as propostas.\r\n Concluímos que, existem diferentes formas de organização estrutural para elaboração dos documentos\r\n que representam o PPP, baseadas nos resultados do diagnóstico, nas reflexões e discussões que\r\n determinarão a identidade escolar, essa estruturação está direcionada a partir de duas dimensões\r\n conceituais: a perspectiva do planejamento estratégico e o planejamento participativo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL, GESTÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7705_25092017165914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA SANTOS" "autor_email" => "mariasantos0420@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38751 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2870 "inscrito_id" => 7705 "titulo" => """ UM OLHAR DOS AUTORES1 SOBRE A ORGANIZAÇÃO\r\n ESTRUTURAL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO """ "resumo" => """ : O presente artigo tem a intencionalidade de analisar as formas propostas de organização\r\n estrutural de documentos de Projetos Político Pedagógicos - PPP das escolas, a partir de uma revisão\r\n bibliográfica dos principais autores que discutem e fundamentam a gestão escolar e sua efetivação de\r\n forma democrática, especificamente a partir da utilização do PPP. LIBÂNEO (2012), GANDIN\r\n (2011), LUCK (2000), VASCONCELLOS (2007) e VEIGA (1998) são os autores selecionados para\r\n este estudo, no qual, busca-se conceituar o sentido do Projeto Político Pedagógico, as formas de fazê-\r\n lo e sistematiza-lo, tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB nº\r\n 9.394/96. Cada autor apresenta sua proposta estrutural do documento, evidenciando suas expectativas,\r\n e seus conhecimentos, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem,\r\n visto que a partir da implementação legislação educacional vigente vários pesquisadores da área da\r\n educação impulsionaram seus trabalhos em relação a construção do Projeto Político Pedagógico, tendo\r\n em vista, uma percepção democrática, idealizadora e reflexiva das dimensões do ensino, no desejo de\r\n suprir ás necessidades e criar condições favoráveis a aprendizagem no seu contexto sociocultural. Essa\r\n reflexão contribui com a abertura de novas discussões em torno da problematização do\r\n desenvolvimento educacional no tocante a coletividade, buscando identificar os principais fatores que\r\n determinam essa estruturação, analisando as concordâncias e discordâncias entre as propostas.\r\n Concluímos que, existem diferentes formas de organização estrutural para elaboração dos documentos\r\n que representam o PPP, baseadas nos resultados do diagnóstico, nas reflexões e discussões que\r\n determinarão a identidade escolar, essa estruturação está direcionada a partir de duas dimensões\r\n conceituais: a perspectiva do planejamento estratégico e o planejamento participativo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL, GESTÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7705_25092017165914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA SANTOS" "autor_email" => "mariasantos0420@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }