Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR DOS AUTORES1 SOBRE A ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL, GESTÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      estrutural de documentos de Projetos Político Pedagógicos - PPP das escolas, a partir de uma revisão\r\n
      bibliográfica dos principais autores que discutem e fundamentam a gestão escolar e sua efetivação de\r\n
      forma democrática, especificamente a partir da utilização do PPP. LIBÂNEO (2012), GANDIN\r\n
      (2011), LUCK (2000), VASCONCELLOS (2007) e VEIGA (1998) são os autores selecionados para\r\n
      este estudo, no qual, busca-se conceituar o sentido do Projeto Político Pedagógico, as formas de fazê-\r\n
      lo e sistematiza-lo, tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB nº\r\n
      9.394/96. Cada autor apresenta sua proposta estrutural do documento, evidenciando suas expectativas,\r\n
      e seus conhecimentos, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem,\r\n
      visto que a partir da implementação legislação educacional vigente vários pesquisadores da área da\r\n
      educação impulsionaram seus trabalhos em relação a construção do Projeto Político Pedagógico, tendo\r\n
      em vista, uma percepção democrática, idealizadora e reflexiva das dimensões do ensino, no desejo de\r\n
      suprir ás necessidades e criar condições favoráveis a aprendizagem no seu contexto sociocultural. Essa\r\n
      reflexão contribui com a abertura de novas discussões em torno da problematização do\r\n
      desenvolvimento educacional no tocante a coletividade, buscando identificar os principais fatores que\r\n
      determinam essa estruturação, analisando as concordâncias e discordâncias entre as propostas.\r\n
      Concluímos que, existem diferentes formas de organização estrutural para elaboração dos documentos\r\n
      que representam o PPP, baseadas nos resultados do diagnóstico, nas reflexões e discussões que\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

: O presente artigo tem a intencionalidade de analisar as formas propostas de organização estrutural de documentos de Projetos Político Pedagógicos - PPP das escolas, a partir de uma revisão bibliográfica dos principais autores que discutem e fundamentam a gestão escolar e sua efetivação de forma democrática, especificamente a partir da utilização do PPP. LIBÂNEO (2012), GANDIN (2011), LUCK (2000), VASCONCELLOS (2007) e VEIGA (1998) são os autores selecionados para este estudo, no qual, busca-se conceituar o sentido do Projeto Político Pedagógico, as formas de fazê- lo e sistematiza-lo, tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB nº 9.394/96. Cada autor apresenta sua proposta estrutural do documento, evidenciando suas expectativas, e seus conhecimentos, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, visto que a partir da implementação legislação educacional vigente vários pesquisadores da área da educação impulsionaram seus trabalhos em relação a construção do Projeto Político Pedagógico, tendo em vista, uma percepção democrática, idealizadora e reflexiva das dimensões do ensino, no desejo de suprir ás necessidades e criar condições favoráveis a aprendizagem no seu contexto sociocultural. Essa reflexão contribui com a abertura de novas discussões em torno da problematização do desenvolvimento educacional no tocante a coletividade, buscando identificar os principais fatores que determinam essa estruturação, analisando as concordâncias e discordâncias entre as propostas. Concluímos que, existem diferentes formas de organização estrutural para elaboração dos documentos que representam o PPP, baseadas nos resultados do diagnóstico, nas reflexões e discussões que determinarão a identidade escolar, essa estruturação está direcionada a partir de duas dimensões conceituais: a perspectiva do planejamento estratégico e o planejamento participativo.

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