NTRODUÇÃO: As novas concepções de educação têm levado as instituições de ensino a rever os modelos de formação docente para a construção de uma didática voltada a atender as necessidades básicas dos alunos, para que eles assimilem, segundo José Carlos Libâneo (1994:191), os conteúdos escolares e adquiram métodos de estudo ativo e independente. Muito se tem discutido sobre essa temática, mas, na verdade, nenhum pesquisador brasileiro sintetizou em uma única obra, o resultado de tantas preocupações; o que seria inédito na área de educação. OBJETIVOS: Pretende-se mostrar que a formação profissional no âmbito escolar está cada vez mais visível, a qual não deve estar fundamentada somente na aquisição de habilidades e competências, mas num fazer-didático que possa modificar situações de não-aprendizagem em sala de aula. METODOLOGIA: Mas, para enfrentar tais mudanças, seria preciso romper com o que há de mais tradicional no âmbito escolar, que é a didática tradicional, e assim construir um conhecimento a partir do desenvolvimento de capacidades cognoscitivas e operativas, para, posteriormente, construir uma unidade entre ensino e pesquisa. RESULTADOS: Essa nova estratégia de construção e organização didática abre ao professor um caminho novo para que a tarefa de ensinar a aprender seja modificada, a qual não se encontra mais marcada pela repetição de temas, mas pela multiplicidade de idéias que se constrói em sala de aula, a partir do saber do aluno em cooperação com o saber-fazer do professor, contribuindo assim para uma aprendizagem cada vez mais significativa. CONSIDERAÇOES FINAIS: E, assumir essa proposta de formação, tendo como eixo a reflexão, significa assumir a constituição de uma nova prática através da própria experiência de vida, levando o professor a refletir para quem e como ensinar, os objetivos e conseqüências dos métodos de ensino por ele utilizados, para tomar decisões, mudar a sua prática e a própria realidade, se inserindo num projeto histórico, que pressupõe um trabalho docente mais voltado para a produção do conhecimento.