A DIALÉTICA DO TRABALHO: EDUCAÇÃO OU OPRESSÃO?
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 3777 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 581 "inscrito_id" => 164 "titulo" => "A DIALÉTICA DO TRABALHO: EDUCAÇÃO OU OPRESSÃO?" "resumo" => "Este estudo se configura como um desdobramento da pesquisa em andamento Políticas Públicas em Educação Profissional: Uma análise do trabalho como princípio educativo. O objetivo é analisar a categoria trabalho a partir de duas perspectivas divergentes e contraditórias; de um lado o trabalho que educa, forma e organiza toda a vida humana, e de outro, o trabalho que escraviza, explora e aliena o trabalhador. A análise busca responder a seguinte questão-problema: em que condições materiais o trabalho pode ser educativo em um determinado contexto e opressor em outro? É uma investigação bibliográfica e a metodologia de base materialista, histórico-dialética. A compreensão das contradições inerentes à categoria trabalho necessariamente passa por um viés histórico, pois ao longo da história da humanidade, este assumiu características diferenciadas das configurações presentes no capitalismo. A dialética que alterna essência e fenômeno aplicado ao trabalho explica a ausência ou presença do principio educativo deste." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 21 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA" "palavra_chave" => "DIALÉTICA, TRABALHO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_164_70911275af5e2b65c7f5a5413941d427.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁCIO NUNES MACHADO" "autor_nome_curto" => "MÁCIO" "autor_email" => "mcio.machado@hotmail.com" "autor_ies" => "UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 3777 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 581 "inscrito_id" => 164 "titulo" => "A DIALÉTICA DO TRABALHO: EDUCAÇÃO OU OPRESSÃO?" "resumo" => "Este estudo se configura como um desdobramento da pesquisa em andamento Políticas Públicas em Educação Profissional: Uma análise do trabalho como princípio educativo. O objetivo é analisar a categoria trabalho a partir de duas perspectivas divergentes e contraditórias; de um lado o trabalho que educa, forma e organiza toda a vida humana, e de outro, o trabalho que escraviza, explora e aliena o trabalhador. A análise busca responder a seguinte questão-problema: em que condições materiais o trabalho pode ser educativo em um determinado contexto e opressor em outro? É uma investigação bibliográfica e a metodologia de base materialista, histórico-dialética. A compreensão das contradições inerentes à categoria trabalho necessariamente passa por um viés histórico, pois ao longo da história da humanidade, este assumiu características diferenciadas das configurações presentes no capitalismo. A dialética que alterna essência e fenômeno aplicado ao trabalho explica a ausência ou presença do principio educativo deste." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 21 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA" "palavra_chave" => "DIALÉTICA, TRABALHO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_164_70911275af5e2b65c7f5a5413941d427.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁCIO NUNES MACHADO" "autor_nome_curto" => "MÁCIO" "autor_email" => "mcio.machado@hotmail.com" "autor_ies" => "UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }