Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SUBJETIVIDADE, SAÚDE MENTAL E TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DAS VIVÊNCIAS SUBJETIVAS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MONTEIRO – PB.

Palavra-chaves: SUBJETIVIDADE, SAÚDE MENTAL, TRABALHO DOCENTE Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de pesquisa relacionado a temática saúde mental no trabalho.Esse projeto tem o intuito de analisar as inter-relações do processo de trabalho, a produção de subjetividades e a saúde mental dos professores do ensino fundamental da zona rural da rede pública municipal de Monteiro-PB. Essa proposta se apresenta como inovadora porque tenta ampliar o leque de estudos ligados a área saúde e trabalho, na medida em que propõe uma pesquisa com professores que trabalham na zona rural de um município do cariri paraibano e que apresentam, portanto, contextos específicos do processo de trabalho e configurações distintas da subjetividade, do modo de viver e de atribuir sentidos ao trabalho docente. A pretensão é analisar as vivências subjetivas dos professores, buscando identificar não apenas os elementos presentes no processo de trabalho que produzem sofrimento (e até mesmo adoecimento), mas, sobretudo, identificar os processos de singularização da subjetividade agenciados pelos professores na tentativa de (re)inventar novas estratégias em defesa da saúde e da afirmação da vida no trabalho. Como aportes teóricos estaremos nos fundamentando nas contribuições da Psicodinâmica do Trabalho. Christophe Dejours, precursor da psicodinâmica do trabalho, com base em conceitos psicanalíticos, desenvolveu uma abordagem teórica capaz de suprir uma lacuna histórica nos estudos relacionados a esse campo de conhecimento. Sua teoria reforça a centralidade do trabalho na compreensão não apenas da doença mental, mas também do sofrimento psíquico e do prazer vivenciado a partir das situações de trabalho. Seus estudos sinalizam para a importância da compreensão das questões referentes à organização do trabalho, à relação dos sujeitos com o processo de trabalho, o sofrimento ocasionado pelo confronto com essa realidade, e as defesas elaboradas frente a esse sofrimento. A pesquisa será feita com professores do ensino fundamental que ensinam em escolas da zona rural A composição da amostra, será feita após levantamento do número de professores e escolas localizadas na zona rural do município. Como perspectiva metodológica, utilizaremos a observação participante e entrevistas individuais de caráter semi-estruturado com roteiro previamente elaborado. Para análise dos dados levantados pela entrevistas, utilizaremos a análise de conteúdo temático-categorial.

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