Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE CIENCIAS, ENSINO HIBRIDO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho, de cunho qualitativo, visou analisar as possíveis contribuições das metodologias ativas ao ensino de ciências, através de um relato de experiência em sala de aula do ensino fundamental I. A motivação para tal foi estarmos inseridas nessas metodologias e perceber o potencial de melhora na educação e aquisição de conhecimento das crianças a partir dela. Assim, após revisão da literatura podemos observar a crescente utilização de novas metodologias de ensino, que se enquadrem na realidade dos alunos e que promovam uma aprendizagem mais significativa, dentre eles as metodologias ativas. Partindo do pressuposto que a educação está passando por remodelações, buscando agregar maneiras e métodos que potencialize a aprendizagem, essas metodologias, como o ensino híbrido, a aprendizagem baseada em problemas e o trabalho em equipe, vêm se configurando como ótimos instrumentos educacionais. Elas buscam promover uma maior autonomia e desenvolvimento da reflexão e habilidade de criticar dos estudantes, os tornando cidadãos mais aptos a enfrentarem as problemáticas e desafios do nosso cotidiano. Para embasar este trabalho, foi feito a observação e análise de três momentos de aula, os quais utilizaram as três metodologias citadas acima e posterior reflexão dos dados obtidos. Pudemos perceber com as vivências que os benefícios que elas trazem são imensuráveis, a citar: os estudantes se tornam mais proativos, estimula a formação de sujeitos críticos e reflexivos perante situações diversas, favorece a troca de experiências, respeita os conhecimentos prévios que eles já têm, entre outros pontos positivos. Ainda pudemos destacar que, dentro desta perspectiva, o papel do professor é de mediador, auxiliador, estimulador, questionador e irá contribuir e garantir ao máximo para que os estudantes alcancem por si os conhecimentos necessários.

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