A pesquisa procurou discutir a importância da formação continuada para professores do ensino superior e os seus desafios nos dias atuais, com o objetivo de especificar o papel fundamental da formação contínua dos docentes, como estratégia de repensar práticas pedagógicas que visem favorecer a amplitude de conhecimentos. O pressuposto primordial desta pesquisa é a demonstração da formação continuada de professores, pois, a mesma implica em objetivos e competências específicas, e, para exposição deste processo, a pesquisa traz como alicerce alguns teóricos que dão embasamento necessário para a fundamentação da mesma, dentre eles destacamos Paulo Freire com sua crítica a concepção de educação bancária, onde afirma que o aluno não é depósito de informações, mas um indivíduo capaz de opinar, criar, sugerir, pensar, com isso, a formação continuada dos docentes no ensino superior irá contribuir de forma efetiva no sentido de desenvolver essas habilidades do aluno no processo de aprendizagem. Acredita-se que o professor com especialização em sua área de formação, deve dispor de metodologia para que sua função como facilitador, transformador e inovador do contexto educacional, contribuindo com a sociedade e assim, traga benefícios à instituição e aos acadêmicos que deverão ser os mais beneficiados. Dessa forma, proporcionará condições favoráveis de trabalho em sala de aula, utilizando-se de estratégias que os auxiliem neste processo, mantendo uma dedicação integral com os demais funcionários da instituição, com os acadêmicos e a comunidade, de maneira que, seguindo regras dentro da instituição, e fazendo com que os seus trabalhos sejam valorizados e assim, possam reconhecer a importância de cada função ocupada.