ABORDAGEM SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35696 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1674 "inscrito_id" => 4732 "titulo" => "ABORDAGEM SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO" "resumo" => "Atualmente, a interação social parece depender fortemente da utilização de TICs. Acredita-se que, provavelmente, sem as redes sociais, internet e diversos aplicativos, por exemplo, de um smartphone, o aluno perderia parte do processo de inserção em uma comunidade na qual estejam presentes os avanços tecnológicos. Desse modo, como a própria escolha já motiva a utilização das TICs no processo ensino-aprendizagem, ela valoriza a história prévia de aprendizado do aluno e, ao mesmo tempo, estimula seu crescimento em contato com situações que estão presentes também no universo criativo. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar o acesso e uso de tais tecnologias por alunos da educação básica de distintas escolas da região metropolitana do Recife e de discentes universitários da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para fins educacionais. A pesquisa foi arquitetada pela convergência da narrativa (dados qualitativos: entrevista compreensiva) com os discentes. Os entrevistados foram abordados na Universidade e nas escolas, de forma voluntária. Com isso, a necessidade de existir a interação da tecnologia da informação no processo de ensino-aprendizagem seria interessante, pois com esses recursos, conquistará avanços em relação as alunos e professores quanto ao âmbito educacional, mas também no desenvolvimento do discente, sem deixar de lado outras ferramentas. A busca pelas tecnologias da informação e comunicação na atualidade ainda um longo caminho a percorrer em várias áreas, principalmente no âmbito educacional por não serem usadas adequadamente por alguns. Porém, observou-se nas pesquisas que a maioria dos alunos concordaram que o uso destas tecnologias ajudam no dia a dia, como ferramenta nos estudos. Comprovou-se que as tecnologias da informação dão um suporte necessário para serem utilizados em inúmeras situações na vida acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MEIOS DE INTERAÇÃO, APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA, ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID4732_11092017074600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAN LAUREANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WILLIAN L." "autor_email" => "willian.laureano87@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35696 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1674 "inscrito_id" => 4732 "titulo" => "ABORDAGEM SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO" "resumo" => "Atualmente, a interação social parece depender fortemente da utilização de TICs. Acredita-se que, provavelmente, sem as redes sociais, internet e diversos aplicativos, por exemplo, de um smartphone, o aluno perderia parte do processo de inserção em uma comunidade na qual estejam presentes os avanços tecnológicos. Desse modo, como a própria escolha já motiva a utilização das TICs no processo ensino-aprendizagem, ela valoriza a história prévia de aprendizado do aluno e, ao mesmo tempo, estimula seu crescimento em contato com situações que estão presentes também no universo criativo. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar o acesso e uso de tais tecnologias por alunos da educação básica de distintas escolas da região metropolitana do Recife e de discentes universitários da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para fins educacionais. A pesquisa foi arquitetada pela convergência da narrativa (dados qualitativos: entrevista compreensiva) com os discentes. Os entrevistados foram abordados na Universidade e nas escolas, de forma voluntária. Com isso, a necessidade de existir a interação da tecnologia da informação no processo de ensino-aprendizagem seria interessante, pois com esses recursos, conquistará avanços em relação as alunos e professores quanto ao âmbito educacional, mas também no desenvolvimento do discente, sem deixar de lado outras ferramentas. A busca pelas tecnologias da informação e comunicação na atualidade ainda um longo caminho a percorrer em várias áreas, principalmente no âmbito educacional por não serem usadas adequadamente por alguns. Porém, observou-se nas pesquisas que a maioria dos alunos concordaram que o uso destas tecnologias ajudam no dia a dia, como ferramenta nos estudos. Comprovou-se que as tecnologias da informação dão um suporte necessário para serem utilizados em inúmeras situações na vida acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MEIOS DE INTERAÇÃO, APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA, ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID4732_11092017074600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAN LAUREANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WILLIAN L." "autor_email" => "willian.laureano87@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }