Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO

Palavra-chaves: MEIOS DE INTERAÇÃO, APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA, ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35696
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1674
    "inscrito_id" => 4732
    "titulo" => "ABORDAGEM SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO"
    "resumo" => "Atualmente, a interação social parece depender fortemente da utilização de TICs. Acredita-se que, provavelmente, sem as redes sociais, internet e diversos aplicativos, por exemplo, de um smartphone, o aluno perderia parte do processo de inserção em uma comunidade na qual estejam presentes os avanços tecnológicos. Desse modo, como a própria escolha já motiva a utilização das TICs no processo ensino-aprendizagem, ela valoriza a história prévia de aprendizado do aluno e, ao mesmo tempo, estimula seu crescimento em contato com situações que estão presentes também no universo criativo. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar o acesso e uso de tais tecnologias por alunos da educação básica de distintas escolas da região metropolitana do Recife e de discentes universitários da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para fins educacionais. A pesquisa foi arquitetada pela convergência da narrativa (dados qualitativos: entrevista compreensiva) com os discentes. Os entrevistados foram abordados na Universidade e nas escolas, de forma voluntária. Com isso, a necessidade de existir a interação da tecnologia da informação no processo de ensino-aprendizagem seria interessante, pois com esses recursos, conquistará avanços em relação as alunos e professores quanto ao âmbito educacional, mas também no desenvolvimento do discente, sem deixar de lado outras ferramentas. A busca pelas tecnologias da informação e comunicação na atualidade ainda um longo caminho a percorrer em várias áreas, principalmente no âmbito educacional por não serem usadas adequadamente por alguns. Porém, observou-se nas pesquisas que a maioria dos alunos concordaram que o uso destas tecnologias ajudam no dia a dia, como ferramenta nos estudos. Comprovou-se que as tecnologias da informação dão um suporte necessário para serem utilizados em inúmeras situações na vida acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "MEIOS DE INTERAÇÃO, APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA, ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID4732_11092017074600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIAN LAUREANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAN L."
    "autor_email" => "willian.laureano87@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35696
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1674
    "inscrito_id" => 4732
    "titulo" => "ABORDAGEM SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO"
    "resumo" => "Atualmente, a interação social parece depender fortemente da utilização de TICs. Acredita-se que, provavelmente, sem as redes sociais, internet e diversos aplicativos, por exemplo, de um smartphone, o aluno perderia parte do processo de inserção em uma comunidade na qual estejam presentes os avanços tecnológicos. Desse modo, como a própria escolha já motiva a utilização das TICs no processo ensino-aprendizagem, ela valoriza a história prévia de aprendizado do aluno e, ao mesmo tempo, estimula seu crescimento em contato com situações que estão presentes também no universo criativo. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar o acesso e uso de tais tecnologias por alunos da educação básica de distintas escolas da região metropolitana do Recife e de discentes universitários da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para fins educacionais. A pesquisa foi arquitetada pela convergência da narrativa (dados qualitativos: entrevista compreensiva) com os discentes. Os entrevistados foram abordados na Universidade e nas escolas, de forma voluntária. Com isso, a necessidade de existir a interação da tecnologia da informação no processo de ensino-aprendizagem seria interessante, pois com esses recursos, conquistará avanços em relação as alunos e professores quanto ao âmbito educacional, mas também no desenvolvimento do discente, sem deixar de lado outras ferramentas. A busca pelas tecnologias da informação e comunicação na atualidade ainda um longo caminho a percorrer em várias áreas, principalmente no âmbito educacional por não serem usadas adequadamente por alguns. Porém, observou-se nas pesquisas que a maioria dos alunos concordaram que o uso destas tecnologias ajudam no dia a dia, como ferramenta nos estudos. Comprovou-se que as tecnologias da informação dão um suporte necessário para serem utilizados em inúmeras situações na vida acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "MEIOS DE INTERAÇÃO, APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA, ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID4732_11092017074600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIAN LAUREANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAN L."
    "autor_email" => "willian.laureano87@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente, a interação social parece depender fortemente da utilização de TICs. Acredita-se que, provavelmente, sem as redes sociais, internet e diversos aplicativos, por exemplo, de um smartphone, o aluno perderia parte do processo de inserção em uma comunidade na qual estejam presentes os avanços tecnológicos. Desse modo, como a própria escolha já motiva a utilização das TICs no processo ensino-aprendizagem, ela valoriza a história prévia de aprendizado do aluno e, ao mesmo tempo, estimula seu crescimento em contato com situações que estão presentes também no universo criativo. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar o acesso e uso de tais tecnologias por alunos da educação básica de distintas escolas da região metropolitana do Recife e de discentes universitários da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para fins educacionais. A pesquisa foi arquitetada pela convergência da narrativa (dados qualitativos: entrevista compreensiva) com os discentes. Os entrevistados foram abordados na Universidade e nas escolas, de forma voluntária. Com isso, a necessidade de existir a interação da tecnologia da informação no processo de ensino-aprendizagem seria interessante, pois com esses recursos, conquistará avanços em relação as alunos e professores quanto ao âmbito educacional, mas também no desenvolvimento do discente, sem deixar de lado outras ferramentas. A busca pelas tecnologias da informação e comunicação na atualidade ainda um longo caminho a percorrer em várias áreas, principalmente no âmbito educacional por não serem usadas adequadamente por alguns. Porém, observou-se nas pesquisas que a maioria dos alunos concordaram que o uso destas tecnologias ajudam no dia a dia, como ferramenta nos estudos. Comprovou-se que as tecnologias da informação dão um suporte necessário para serem utilizados em inúmeras situações na vida acadêmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.