CRIANÇAS, INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM OS EDUCADORES DE CRECHE?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36336 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1761 "inscrito_id" => 3684 "titulo" => "CRIANÇAS, INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM OS EDUCADORES DE CRECHE?" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar como os educadores de creche reconhecem as crianças, suas infâncias e as singularidades do trabalho pedagógico nas instituições de educação infantil. Proveniente de uma pesquisa já finalizada, com educadores de duas creches municipais do estado de Sergipe, utilizamos como aporte metodológico a pesquisa-ação-colaborativa-crítica, tendo como material para produção dos dados quatro perguntas presentes em um questionário semiestruturado, que busca reconhecer as concepções iniciais dos educadores. O estudo se fundamenta em aportes da Sociologia da Infância e em pesquisadores que se debruçam sobre a educação infantil e suas particularidades, tendo a LDB 9394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil como base referencial. Entre os resultados encontrados, podemos perceber que os educadores percebem a infância como momento de descobertas e desenvolvimentos para o adulto do futuro, sendo a criança um ser brincante e inocente. O que nos faz defender a infância enquanto etapa vivencial de desenvolvimento integral do ser humano, negando a formação para o amanhã e reconhecendo que há uma criança no hoje, com singularidades e capacidades próprias que podem interferir na dinâmica social. Logo, a educação infantil possui a missão de auxiliar o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças envolvendo ações de cuidado e educação que permitam interações e expressões múltiplas, garantindo a participação das crianças nas práticas pedagógicas. Dados que revelam a importância da formação do educador infantil e do seu trabalho de ensino possuir um caráter polivalente, considerando os distintos campos de experiência a serem aprofundados com as crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIANÇAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCADORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID3684_11092017112240.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAISE SOARES LIMA" "autor_nome_curto" => "LAÍSE SOARES" "autor_email" => "laisesoareslima@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36336 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1761 "inscrito_id" => 3684 "titulo" => "CRIANÇAS, INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM OS EDUCADORES DE CRECHE?" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar como os educadores de creche reconhecem as crianças, suas infâncias e as singularidades do trabalho pedagógico nas instituições de educação infantil. Proveniente de uma pesquisa já finalizada, com educadores de duas creches municipais do estado de Sergipe, utilizamos como aporte metodológico a pesquisa-ação-colaborativa-crítica, tendo como material para produção dos dados quatro perguntas presentes em um questionário semiestruturado, que busca reconhecer as concepções iniciais dos educadores. O estudo se fundamenta em aportes da Sociologia da Infância e em pesquisadores que se debruçam sobre a educação infantil e suas particularidades, tendo a LDB 9394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil como base referencial. Entre os resultados encontrados, podemos perceber que os educadores percebem a infância como momento de descobertas e desenvolvimentos para o adulto do futuro, sendo a criança um ser brincante e inocente. O que nos faz defender a infância enquanto etapa vivencial de desenvolvimento integral do ser humano, negando a formação para o amanhã e reconhecendo que há uma criança no hoje, com singularidades e capacidades próprias que podem interferir na dinâmica social. Logo, a educação infantil possui a missão de auxiliar o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças envolvendo ações de cuidado e educação que permitam interações e expressões múltiplas, garantindo a participação das crianças nas práticas pedagógicas. Dados que revelam a importância da formação do educador infantil e do seu trabalho de ensino possuir um caráter polivalente, considerando os distintos campos de experiência a serem aprofundados com as crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIANÇAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCADORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID3684_11092017112240.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAISE SOARES LIMA" "autor_nome_curto" => "LAÍSE SOARES" "autor_email" => "laisesoareslima@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }