SOBRE A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ELEMENTOS PROVEDORES DE ENSINO-APRENDIZAGEM
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Sua manipulação por parte de alunos e professores ilustra bem o letramento digital necessário á formação do estudante do século XXI. Em síntese, a presente pesquisa tem por objetivo geral discutir a utilização desse software no planejamento de aulas e como elemento provedor do processo de ensino-aprendizagem. Parte-se do referencial teórico associado ao modelo VM proposto por Moretto, baseado numa perspectiva Epistemológica Construtivista Sociointeracionista. O modelo VM é construído a partir de cinco componentes relacionados logicamente. No presente estudo, destaca-se o componente Linguagens, com ênfase no letramento digital. Na presente pesquisa empírica, a utilização do Cmap Tools na confecção de mapas conceituais ocorre em aulas de Física. Além de servirem como esquemas, planos de aula ou de revisão, os mapas permitem também fazer o levantamento prévio dos conhecimentos dos discentes em relação ao conteúdo abordado. 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Conclui-se que os mapas conceituais, de acordo com a prática desenvolvida, cumpre um papel fundamental no processo ensino-aprendizagem no que se refere ao domínio da linguagem científica. O uso do Cmap Tools na confecção desses mapas contribui também para o domínio do letramento digital por parte dos discentes. Quando os discentes constroem seus próprios mapas é possível compará-los, verificando-se que a argumentação e a contra-argumentação permite que os alunos construam e reconstruam o significado dos conceitos. Como a imagem visual tem efeito significativo em nossa memória, pode-se verificar que, com a construção dos mapas conceituais, os discentes, além de compreenderem melhor o conteúdo, ficam mais atentos aos conceitos fundamentais, o que comprova a capacidade desses mapas em atuar como um importante elemento provedor de ensino-aprendizagem." 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