VIEIRA, Jadson Pereira et al.. . Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3694>. Acesso em: 20/11/2024 08:10
O desafio de um ensino de História que atente as novas leituras da relação ensino-aprendizagem é um dos grandes entraves para a obtenção de uma relação de ensino prazerosa nos dias de hoje. Neste sentido, propostas que venham dinamizar a relação estudante/escola são sempre louváveis, pois atuam de forma direta na promoção e incentivo ao estudo. Neste trabalho, trazemos uma proposta de utilização das aulas de campo no ensino de História como sendo uma maneira de diversificada e promover maior interação dos estudantes com o ambiente escolar, apontando os ambientes que circundam a escola como sendo excelentes laboratórios de aprendizagem. Nosso objetivo é trazer, a partir dos relatos de experiência citados neste trabalho, como o projeto intitulado “ENTRE ENGENHOS E SERRAS: Morte e vida das oligarquias paraibanas” traz uma nova leitura para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental II que, com a observação do sítio Histórico da Cidade Paraibana de Areia, passaram a se sensibilizar sobre a História local. Metodologicamente sustentados em autores que trazem ao debate acadêmico a importância da diversificação das práticas de ensino é que buscamos com este expor nossa experiência.