A constatação dos problemas de aprendizagem da leitura e da escrita em sala de aula causa grande preocupação aos docentes, levando-os a questionar sobre que procedimentos utilizar para ensinar. Surge, então, a ludicidade como proposta inovadora na organização do processo de ensino-aprendizagem, a partir de jogos e brincadeiras. Este trabalho consiste num relato analítico da experiência vivenciada na Escola Estadual João Godeiro, Patu/RN, parceira do Curso de Pedagogia/CAP/UERN e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, onde se desenvolve uma experiência de ensino, baseada na aplicação de atividades lúdicas na sala de aula do 3º Ano, do ensino fundamental. Os primeiros resultados dão conta de uma mudança de comportamento dos educandos, que revela o interesse provocado pela inovação metodológica implantada na sala de aula, a partir do uso dos recursos lúdicos. Compreende-se, assim, que a ludicidade pode constituir importante eixo pedagógico para o aperfeiçoamento do ensino da leitura e da escrita.