RESUMO: O presente trabalho faz parte do projeto “O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do ensino fundamental de nove anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira”. Neste trabalho tem- se o objetivo de se utilizar a psicologia como suporte para preparar o educando para as bases da leitura e da escrita, e apresentar reflexões sobre o desafio da formação de professores para a educação inclusiva. O trabalho se inicia com uma abordagem dos temas relevantes da concepção de educação inclusiva a fim de situar o leitor nesse novo paradigma de educação. Em seguida, é realizada uma análise acerca da psicologia da educação como ferramenta profissional docente para a educação inclusiva. Desta forma, faz-se necessário refletir sobre a formação de professores nessa perspectiva caracteriza-se como ação fundamental para que a inclusão educacional ocorra de fato na rede regular de ensino. Para subsidiar nossas discussões tomamos como base os estudos teóricos de autores como Almeida (2007), Martins (2006), Reis (2006), Mantoan (2006), Mittler (2003). Desse modo, pretende-se, com esse trabalho, suscitar reflexões, especificamente em professores de língua materna (LM) sobre o trabalho com dimensões de sílaba, letra, números, texto verbal e imagético e gêneros imbricam-se na constituição do letramento e na relação entre a escrita e a fala e as análises suscitadas nesse trabalho, na medida em que na educação infantil trabalha-se o gênero enquanto ferramenta ou uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações particulares e o texto como unidade básica e a materialização do gênero no objetivo de desenvolver as práticas de letramento dos alunos.