A TRANSVERSALIDADE DA AUDIODESCRIÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 149 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 623 "inscrito_id" => 2481 "titulo" => "A TRANSVERSALIDADE DA AUDIODESCRIÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "Hoje em dia, quando frequentemente se fala sobre acessibilidade, vemos crescer a necessidade de sensibilizar nossos alunos para a questão da inclusão social. Diante do quadro da acessibilidade, surge a audiodescrição (AD), que dá aos deficientes visuais a autonomia para assistir às produções audiovisuais, pois, é a modalidade de tradução audiovisual que trata de descrever cenas ou elementos de cenas que sejam relevantes para a compreensão dos espectadores não-videntes. Este trabalho, de cunho interpretativista, tem por objetivo refletir sobre a transversalidade da AD no ensino de espanhol. Para tanto, partimos de uma pesquisa realizada nos anos de 2010-2011 (BARBOSA, 2011) sobre o potencial didático da AD. Após a conclusão da pesquisa percebemos que a AD pode ser inserida nas aulas de língua espanhola, sobretudo por estar ancorada nos temas transversais, que dialogam com aceitação, tolerância a diferenças e inclusão social. Nesse trabalho nos embasamos nos teóricos de AD Benecke (2004); Franco (2006); Navarrete (2007); Jiménez Hurtado (2007); Guedes (2010) e Tercedor Sánchez (2007) e nos teóricos da transversalidade Saénz López (2009), Yus (1996), Lucini (1994), dentre outros. O entrelaçamento entre tradução, acessibilidade e transversalidade permite o diálogo entre o estudo de língua estrangeira e as questões postuladas pelos documentos legais que regem a educação brasileira, acrescentando ao ensino de língua espanhola valores tão requisitados socialmente." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "10 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGOGICAS PARA DIVERSIDADE" "palavra_chave" => "Audiodescrição, Transversalidade, Ensino de língua espanhola" "idioma" => "Português" "arquivo" => "44248354073aff66131aaad00274477b_2481.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE RODRIGUES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "EDILENE BARBOSA" "autor_email" => "edilene.r.b@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 149 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 623 "inscrito_id" => 2481 "titulo" => "A TRANSVERSALIDADE DA AUDIODESCRIÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "Hoje em dia, quando frequentemente se fala sobre acessibilidade, vemos crescer a necessidade de sensibilizar nossos alunos para a questão da inclusão social. Diante do quadro da acessibilidade, surge a audiodescrição (AD), que dá aos deficientes visuais a autonomia para assistir às produções audiovisuais, pois, é a modalidade de tradução audiovisual que trata de descrever cenas ou elementos de cenas que sejam relevantes para a compreensão dos espectadores não-videntes. Este trabalho, de cunho interpretativista, tem por objetivo refletir sobre a transversalidade da AD no ensino de espanhol. Para tanto, partimos de uma pesquisa realizada nos anos de 2010-2011 (BARBOSA, 2011) sobre o potencial didático da AD. Após a conclusão da pesquisa percebemos que a AD pode ser inserida nas aulas de língua espanhola, sobretudo por estar ancorada nos temas transversais, que dialogam com aceitação, tolerância a diferenças e inclusão social. Nesse trabalho nos embasamos nos teóricos de AD Benecke (2004); Franco (2006); Navarrete (2007); Jiménez Hurtado (2007); Guedes (2010) e Tercedor Sánchez (2007) e nos teóricos da transversalidade Saénz López (2009), Yus (1996), Lucini (1994), dentre outros. O entrelaçamento entre tradução, acessibilidade e transversalidade permite o diálogo entre o estudo de língua estrangeira e as questões postuladas pelos documentos legais que regem a educação brasileira, acrescentando ao ensino de língua espanhola valores tão requisitados socialmente." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "10 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGOGICAS PARA DIVERSIDADE" "palavra_chave" => "Audiodescrição, Transversalidade, Ensino de língua espanhola" "idioma" => "Português" "arquivo" => "44248354073aff66131aaad00274477b_2481.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE RODRIGUES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "EDILENE BARBOSA" "autor_email" => "edilene.r.b@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }