O ESTÁGIO COMO CAMPO DE PESQUISA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 283 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 762 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "O ESTÁGIO COMO CAMPO DE PESQUISA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE" "resumo" => "RESUMO: O estágio pensado e sistematizado como campo de pesquisa proporciona ao estagiário adentrar na escola e conhecer a teia de relações que se se estabelece em seu interior e a influência das políticas públicas destinadas á educação que interferem no processo ensino-aprendizagem. Ao refletir sobre a dinâmica da escola, o estagiário alia o seu conhecimento teórico à prática e constrói a sua identidade profissional de maneira crítica e reflexiva. Nesse sentido, buscamos analisar a nossa experiência do estagio supervisionado II, tentando perceber a contribuição do estágio como campo de pesquisa para o conhecimento sobre a profissão e a construção da identidade profissional docente. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica de textos, comparando os estudos teóricos com a nossa experiência no estágio. O referencial teórico estudado foi (LIMA, 2004), (PIMENTA & LIMA, 2008), (PIMENTA, 2001), (GATTI, 1996) E (VASCONCELLOS, 2009). Percebemos então, que o estágio supervisionado II, caracterizou-se como campo de pesquisa à medida que refletimos sobre a prática pedagógica da professora colaboradora, considerando toda a dinâmica da escola como elemento que exerce influência no processo ensino-aprendizagem, pudemos ter um visão da escola como um todo em movimento, assumindo uma postura crítico-reflexiva, conhecendo a profissão docente de maneira ampla, o que contribuiu para a construção da nossa identidade profissional docente. Porém, as condições em que se concretizou o estágio (período de final de ano) pouco tempo de observação e de planejamento das atividades, influenciaram para a construção de planos de aulas aligeirados." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Estágio, Pesquisa, Identidade profissional" "idioma" => "Português" "arquivo" => "0ef2f790ea14b26d4da268bb358f7799_438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA LUANA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA FERNANDES" "autor_email" => "ges.sicaluana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 283 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 762 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "O ESTÁGIO COMO CAMPO DE PESQUISA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE" "resumo" => "RESUMO: O estágio pensado e sistematizado como campo de pesquisa proporciona ao estagiário adentrar na escola e conhecer a teia de relações que se se estabelece em seu interior e a influência das políticas públicas destinadas á educação que interferem no processo ensino-aprendizagem. Ao refletir sobre a dinâmica da escola, o estagiário alia o seu conhecimento teórico à prática e constrói a sua identidade profissional de maneira crítica e reflexiva. Nesse sentido, buscamos analisar a nossa experiência do estagio supervisionado II, tentando perceber a contribuição do estágio como campo de pesquisa para o conhecimento sobre a profissão e a construção da identidade profissional docente. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica de textos, comparando os estudos teóricos com a nossa experiência no estágio. O referencial teórico estudado foi (LIMA, 2004), (PIMENTA & LIMA, 2008), (PIMENTA, 2001), (GATTI, 1996) E (VASCONCELLOS, 2009). Percebemos então, que o estágio supervisionado II, caracterizou-se como campo de pesquisa à medida que refletimos sobre a prática pedagógica da professora colaboradora, considerando toda a dinâmica da escola como elemento que exerce influência no processo ensino-aprendizagem, pudemos ter um visão da escola como um todo em movimento, assumindo uma postura crítico-reflexiva, conhecendo a profissão docente de maneira ampla, o que contribuiu para a construção da nossa identidade profissional docente. Porém, as condições em que se concretizou o estágio (período de final de ano) pouco tempo de observação e de planejamento das atividades, influenciaram para a construção de planos de aulas aligeirados." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Estágio, Pesquisa, Identidade profissional" "idioma" => "Português" "arquivo" => "0ef2f790ea14b26d4da268bb358f7799_438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA LUANA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA FERNANDES" "autor_email" => "ges.sicaluana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }