Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS E CONSEQUÊNCIAS.

Palavra-chaves: Educação Infantil, Agressividade, Consequências Comunicação Oral 33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O trabalho teve como finalidade conceituar e caracterizar a agressividade e os problemas que essa conduta trás para a escola, através da explicitação de suas consequências na sala de aula da educação infantil. Sabemos que esse problema, não é recente e que a escola tem enfrentado o mesmo de forma cada vez mais frequente. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo identificar as diferentes formas de agressividade que ocorrem na educação infantil, bem como, identificar ações e/ou estratégias da escola e do professor que possam minimizar sua prática dentro da sala de aula. Na pesquisa procedeu-se a um estudo de caso e como instrumento para coleta de dados a observação e aplicação de questionários. Percebemos que a agressividade está presente na escola e na educação infantil; a participação da escola e principalmente da família é essencial para minimizamos essa pratica nas escolas. Constatamos, ainda, que as ações agressivas dentro de sala de aula podem dificultar o aprendizado e o trabalho do professor. É de suma importância elaboramos estudos a fim de abordarmos esse tema, já que cada vez mais temos nos deparado com comportamentos agressivos em nossas escolas e esses comportamentos derivam em violência outro grande desafio educacional. O conhecimento de estratégias e metodologias a respeito do problema em questão viabiliza a intervenção nas situações de agressividade.

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