Este artigo tem a finalidade de discutir a variação linguística no ensino de língua materna, procurando analisar o tratamento dado a este fenômeno no livro didático “Tudo é Linguagem: língua portuguesa” de Borgatto (2009). Temos como objetivo desenvolver uma análise focalizando três pontos principais levantados através de questionamentos feitos por Bagno (2007). Nesse sentido, analisaremos se o livro didático discute a variação linguística, compreendendo-a como resultado de uma diversidade de fatores socioculturais de uma comunidade linguística. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados nos estudos de Alkimim (2011), Borgatto (2009), Bagno(2004, 2005, 2007), Camacho (2011), Dionisio (2005), PCN (1998), com discussões sobre a variação linguística, seus conceitos e pressupostos, como também seu tratamento no LD e nos PCN’s. Pudemos verificar, por meio das análises, que o LD aqui avaliado aborda a variação linguística, porém com limitações no que se refere ao tratamento da variedade padrão e da norma culta.