SABERES DOCENTES E SISTEMA CIFRANÁVICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38593 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1846 "inscrito_id" => 6477 "titulo" => "SABERES DOCENTES E SISTEMA CIFRANÁVICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "A Formação inicial e continuada de professores é essencial para que haja uma eficácia nos processos de ensino e de aprendizagem. No entanto, percebe-se que essas formações deixam lacunas nos que se refere aos conhecimentos dos conteúdos, no fazer pedagógico, bem como proporcionam poucas mudanças nas crenças, nos sentimentos sobre determinadas disciplinas. A aprendizagem do chamado de Sistema de Numeração Decimal – SND é essencial para a progressão discente no campo aritmético. Atualmente, o ensino do SND acontece mediante regras e com pouca utilização de recursos didáticos, o que não favorece a compreensão discente sobre as suas características e o seu funcionamento. Os registros numéricos discentes expressam o conhecimento dos estudantes sobre o SND, os quais precisam ser interpretados pelo docente. Muitos desses professores, responsáveis por iniciarem esse conteúdo ainda no Ensino Fundamental vivenciaram processos formativos precários em Matemática e acabam reproduzindo práticas incapazes de mudar os paradigmas nessa área. Nacarato (2009) postula que não basta que o professor de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental possua o saber pedagógico. Nesse sentido, Pimenta (1996) e Tardif indicam a necessidade de que o professor desenvolva o saber conteudístico. Essa revisão bibliográfica pretende trazer para uma reflexão sobre dois conceitos: saberes docentes de professores que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental e Sistema Cifranávico, nome dado por Barguil (2016) para o atual Sistema de Numeração Decimal. A discussão desses assuntos nos permitirá perceber o que os autores consideram relevante sobre os saberes docentes que ensinam matemática e sobre o Cifranava, bem como as suas contribuições para ampliar os saberes dos professores sobre esse conteúdo, que faz parte do currículo do ensino fundamental e hoje é desenvolvido em sala de aula, muitas vezes, de forma mecanizada e sem o uso satisfatório de recursos pedagógicos, além da confusão e ausência dos conceitos referentes ao conjunto dos algarismos, nome do Sistema de Numeração Decimal e o processo, nomeado por Barguil de Cifranavização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "SISTEMA CIFRANÁVICO, SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, SABERES DOCENTES, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID6477_11092017133054.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE RODRIGUES SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "ALINE SAMPAIO" "autor_email" => "alinersampaio2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38593 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1846 "inscrito_id" => 6477 "titulo" => "SABERES DOCENTES E SISTEMA CIFRANÁVICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "A Formação inicial e continuada de professores é essencial para que haja uma eficácia nos processos de ensino e de aprendizagem. No entanto, percebe-se que essas formações deixam lacunas nos que se refere aos conhecimentos dos conteúdos, no fazer pedagógico, bem como proporcionam poucas mudanças nas crenças, nos sentimentos sobre determinadas disciplinas. A aprendizagem do chamado de Sistema de Numeração Decimal – SND é essencial para a progressão discente no campo aritmético. Atualmente, o ensino do SND acontece mediante regras e com pouca utilização de recursos didáticos, o que não favorece a compreensão discente sobre as suas características e o seu funcionamento. Os registros numéricos discentes expressam o conhecimento dos estudantes sobre o SND, os quais precisam ser interpretados pelo docente. Muitos desses professores, responsáveis por iniciarem esse conteúdo ainda no Ensino Fundamental vivenciaram processos formativos precários em Matemática e acabam reproduzindo práticas incapazes de mudar os paradigmas nessa área. Nacarato (2009) postula que não basta que o professor de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental possua o saber pedagógico. Nesse sentido, Pimenta (1996) e Tardif indicam a necessidade de que o professor desenvolva o saber conteudístico. Essa revisão bibliográfica pretende trazer para uma reflexão sobre dois conceitos: saberes docentes de professores que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental e Sistema Cifranávico, nome dado por Barguil (2016) para o atual Sistema de Numeração Decimal. A discussão desses assuntos nos permitirá perceber o que os autores consideram relevante sobre os saberes docentes que ensinam matemática e sobre o Cifranava, bem como as suas contribuições para ampliar os saberes dos professores sobre esse conteúdo, que faz parte do currículo do ensino fundamental e hoje é desenvolvido em sala de aula, muitas vezes, de forma mecanizada e sem o uso satisfatório de recursos pedagógicos, além da confusão e ausência dos conceitos referentes ao conjunto dos algarismos, nome do Sistema de Numeração Decimal e o processo, nomeado por Barguil de Cifranavização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "SISTEMA CIFRANÁVICO, SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, SABERES DOCENTES, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID6477_11092017133054.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE RODRIGUES SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "ALINE SAMPAIO" "autor_email" => "alinersampaio2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }