A escola tem o papel de promover o acesso da criança à cultura escrita. Para isso, é preciso que a prática da leitura seja constante nas atividades escolares, principalmente, aquelas que favoreçam a interação com uma linguagem nova e mostrem um lado criativo, como os textos literários. Porém, muitas vezes este tipo de texto aparece nas situações escolares a partir de uma visão pedagogizante, que não enfoca suas dimensões literárias. A partir do exposto, o estudo teve como objetivo observar se os aspectos estéticos dos textos literários são enfocados pelo professor, nos momentos de roda de leitura, em uma instituição de educação infantil. Participaram do estudo a professora e os alunos de uma turma do último ano da Educação Infantil de um centro de referência em educação infantil da cidade de João Pessoa/PB, que tem referência em atividades de roda de leitura. Para a construção dos dados, foram realizadas oito videografias dos momentos de roda de leitura, das situações de contação e reconto de histórias literárias, e uma entrevista com a professora da turma. A análise das videogravações permitiu observar minuciosamente o objetivo com que os textos foram trabalhados em sala, o modo como foram abordados pela professora e os aspectos do texto que foram enfocados. Já a entrevista realizada com a professora foi analisada com base na apreensão dos sentidos presentes na fala do sujeito, a partir de núcleos de significação. Os resultados obtidos demonstraram que os textos literários são bastante utilizados nos momentos de leitura, embora não exista ênfase nos aspectos estéticos do texto. Também é observada a importância dada pela docente ao fato de que as crianças aprendam e gostem de ler.