A Educação Não Formal são momentos de aprendizado que ocorrem fora da esfera escolar, ela pode ser veiculada por museus, meios de comunicação e outras instituições que organizam eventos de diversas ordens, tais como cursos livres, feiras e encontros, com o propósito do ensinar a um público heterogêneo. A aprendizagem não formal desenvolve-se de acordo com os desejos do indivíduo, num clima especialmente concebido para se tornar agradável. Falar sobreela como veículo da aprendizagem ainda é um desafio, pois mesmo existindo práticas na saúde, cultura, meio ambiente, política e econômica desse tipo, pouco se encontra teorizado sobre ela. Mesmo tratando de uma educação sem formalidades, ela é importante porque pode atingir muitas pessoas em um determinado espaço e fazer uso de variados métodos, dependendo dos objetivos que se pretende alcançar como, palestras, oficinas, mesas redondas, panfletos, cartilhas entre outros. Portanto, este estudo torna-se importante por enfatizar e refletir sobre a prática educativa não formal e como as reflexões de Paulo Freire podem contribuir na aprendizagem de comunidades a cerca de um determinado problema a fim de obter as mudanças individuais necessárias aos hábitos dos cidadãos dentro do contexto a ser transformado em um determinado grupo.Trata-se de uma pesquisa através de revisão de literatura de livros e artigos que discutem as questões da Educação Não Formal e seu papel na sociedade, tendo como base as contribuições socioconstrutivista de Freire para a educação e seu objetivo é refletir sobre a educação não formal, enfatizando seu campo, seus atributos e relevância. Não há como desconsiderar a educação não formal dentro do âmbito social, pois ela se configura cada vez mais como uma importante forma de educar e politizar jovens e adultos das classes mais baixas prejudicados de alguma forma pela falta de educação formal, de âmbito escolar.