A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE ATUAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35152 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1195 "inscrito_id" => 2710 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE ATUAL" "resumo" => "A Educação Não Formal são momentos de aprendizado que ocorrem fora da esfera escolar, ela pode ser veiculada por museus, meios de comunicação e outras instituições que organizam eventos de diversas ordens, tais como cursos livres, feiras e encontros, com o propósito do ensinar a um público heterogêneo. A aprendizagem não formal desenvolve-se de acordo com os desejos do indivíduo, num clima especialmente concebido para se tornar agradável. Falar sobreela como veículo da aprendizagem ainda é um desafio, pois mesmo existindo práticas na saúde, cultura, meio ambiente, política e econômica desse tipo, pouco se encontra teorizado sobre ela. Mesmo tratando de uma educação sem formalidades, ela é importante porque pode atingir muitas pessoas em um determinado espaço e fazer uso de variados métodos, dependendo dos objetivos que se pretende alcançar como, palestras, oficinas, mesas redondas, panfletos, cartilhas entre outros. Portanto, este estudo torna-se importante por enfatizar e refletir sobre a prática educativa não formal e como as reflexões de Paulo Freire podem contribuir na aprendizagem de comunidades a cerca de um determinado problema a fim de obter as mudanças individuais necessárias aos hábitos dos cidadãos dentro do contexto a ser transformado em um determinado grupo.Trata-se de uma pesquisa através de revisão de literatura de livros e artigos que discutem as questões da Educação Não Formal e seu papel na sociedade, tendo como base as contribuições socioconstrutivista de Freire para a educação e seu objetivo é refletir sobre a educação não formal, enfatizando seu campo, seus atributos e relevância. Não há como desconsiderar a educação não formal dentro do âmbito social, pois ela se configura cada vez mais como uma importante forma de educar e politizar jovens e adultos das classes mais baixas prejudicados de alguma forma pela falta de educação formal, de âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, APRENDIZAGEM, GRUPOS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID2710_09092017163338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE SILVA CÂMARA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LILIANE CÂMARA" "autor_email" => "lilianecamara2007@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35152 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1195 "inscrito_id" => 2710 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE ATUAL" "resumo" => "A Educação Não Formal são momentos de aprendizado que ocorrem fora da esfera escolar, ela pode ser veiculada por museus, meios de comunicação e outras instituições que organizam eventos de diversas ordens, tais como cursos livres, feiras e encontros, com o propósito do ensinar a um público heterogêneo. A aprendizagem não formal desenvolve-se de acordo com os desejos do indivíduo, num clima especialmente concebido para se tornar agradável. Falar sobreela como veículo da aprendizagem ainda é um desafio, pois mesmo existindo práticas na saúde, cultura, meio ambiente, política e econômica desse tipo, pouco se encontra teorizado sobre ela. Mesmo tratando de uma educação sem formalidades, ela é importante porque pode atingir muitas pessoas em um determinado espaço e fazer uso de variados métodos, dependendo dos objetivos que se pretende alcançar como, palestras, oficinas, mesas redondas, panfletos, cartilhas entre outros. Portanto, este estudo torna-se importante por enfatizar e refletir sobre a prática educativa não formal e como as reflexões de Paulo Freire podem contribuir na aprendizagem de comunidades a cerca de um determinado problema a fim de obter as mudanças individuais necessárias aos hábitos dos cidadãos dentro do contexto a ser transformado em um determinado grupo.Trata-se de uma pesquisa através de revisão de literatura de livros e artigos que discutem as questões da Educação Não Formal e seu papel na sociedade, tendo como base as contribuições socioconstrutivista de Freire para a educação e seu objetivo é refletir sobre a educação não formal, enfatizando seu campo, seus atributos e relevância. Não há como desconsiderar a educação não formal dentro do âmbito social, pois ela se configura cada vez mais como uma importante forma de educar e politizar jovens e adultos das classes mais baixas prejudicados de alguma forma pela falta de educação formal, de âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, APRENDIZAGEM, GRUPOS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID2710_09092017163338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE SILVA CÂMARA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LILIANE CÂMARA" "autor_email" => "lilianecamara2007@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }