Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE ATUAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, APRENDIZAGEM, GRUPOS SOCIAIS Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35152
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1195
    "inscrito_id" => 2710
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE ATUAL"
    "resumo" => "A Educação Não Formal são momentos de aprendizado que ocorrem fora da esfera escolar, ela pode ser veiculada por museus, meios de comunicação e outras instituições que organizam eventos de diversas ordens, tais como cursos livres, feiras e encontros, com o propósito do ensinar a um público heterogêneo. A aprendizagem não formal desenvolve-se de acordo com os desejos do indivíduo, num clima especialmente concebido para se tornar agradável. Falar sobreela como veículo da aprendizagem ainda é um desafio, pois mesmo existindo práticas na saúde, cultura, meio ambiente, política e econômica desse tipo, pouco se encontra teorizado sobre ela. Mesmo tratando de uma educação sem formalidades, ela é importante porque pode atingir muitas pessoas em um determinado espaço e fazer uso de variados métodos, dependendo dos objetivos que se pretende alcançar como, palestras, oficinas, mesas redondas, panfletos, cartilhas entre outros. Portanto, este estudo torna-se importante por enfatizar e refletir sobre a prática educativa não formal e como as reflexões de Paulo Freire podem contribuir na aprendizagem de comunidades a cerca de um determinado problema a fim de obter as mudanças individuais necessárias aos hábitos dos cidadãos dentro do contexto a ser transformado em um determinado grupo.Trata-se de uma pesquisa através de revisão de literatura de livros e artigos que discutem as questões da Educação Não Formal e seu papel na sociedade, tendo como base as contribuições socioconstrutivista de Freire para a educação e seu objetivo é refletir sobre a educação não formal, enfatizando seu campo, seus atributos e relevância. Não há como desconsiderar a educação não formal dentro do âmbito social, pois ela se configura cada vez mais como uma importante forma de educar e politizar jovens e adultos das classes mais baixas prejudicados de alguma forma pela falta de educação formal, de âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, APRENDIZAGEM, GRUPOS SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID2710_09092017163338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE SILVA CÂMARA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE CÂMARA"
    "autor_email" => "lilianecamara2007@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35152
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1195
    "inscrito_id" => 2710
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE ATUAL"
    "resumo" => "A Educação Não Formal são momentos de aprendizado que ocorrem fora da esfera escolar, ela pode ser veiculada por museus, meios de comunicação e outras instituições que organizam eventos de diversas ordens, tais como cursos livres, feiras e encontros, com o propósito do ensinar a um público heterogêneo. A aprendizagem não formal desenvolve-se de acordo com os desejos do indivíduo, num clima especialmente concebido para se tornar agradável. Falar sobreela como veículo da aprendizagem ainda é um desafio, pois mesmo existindo práticas na saúde, cultura, meio ambiente, política e econômica desse tipo, pouco se encontra teorizado sobre ela. Mesmo tratando de uma educação sem formalidades, ela é importante porque pode atingir muitas pessoas em um determinado espaço e fazer uso de variados métodos, dependendo dos objetivos que se pretende alcançar como, palestras, oficinas, mesas redondas, panfletos, cartilhas entre outros. Portanto, este estudo torna-se importante por enfatizar e refletir sobre a prática educativa não formal e como as reflexões de Paulo Freire podem contribuir na aprendizagem de comunidades a cerca de um determinado problema a fim de obter as mudanças individuais necessárias aos hábitos dos cidadãos dentro do contexto a ser transformado em um determinado grupo.Trata-se de uma pesquisa através de revisão de literatura de livros e artigos que discutem as questões da Educação Não Formal e seu papel na sociedade, tendo como base as contribuições socioconstrutivista de Freire para a educação e seu objetivo é refletir sobre a educação não formal, enfatizando seu campo, seus atributos e relevância. Não há como desconsiderar a educação não formal dentro do âmbito social, pois ela se configura cada vez mais como uma importante forma de educar e politizar jovens e adultos das classes mais baixas prejudicados de alguma forma pela falta de educação formal, de âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, APRENDIZAGEM, GRUPOS SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID2710_09092017163338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE SILVA CÂMARA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE CÂMARA"
    "autor_email" => "lilianecamara2007@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Educação Não Formal são momentos de aprendizado que ocorrem fora da esfera escolar, ela pode ser veiculada por museus, meios de comunicação e outras instituições que organizam eventos de diversas ordens, tais como cursos livres, feiras e encontros, com o propósito do ensinar a um público heterogêneo. A aprendizagem não formal desenvolve-se de acordo com os desejos do indivíduo, num clima especialmente concebido para se tornar agradável. Falar sobreela como veículo da aprendizagem ainda é um desafio, pois mesmo existindo práticas na saúde, cultura, meio ambiente, política e econômica desse tipo, pouco se encontra teorizado sobre ela. Mesmo tratando de uma educação sem formalidades, ela é importante porque pode atingir muitas pessoas em um determinado espaço e fazer uso de variados métodos, dependendo dos objetivos que se pretende alcançar como, palestras, oficinas, mesas redondas, panfletos, cartilhas entre outros. Portanto, este estudo torna-se importante por enfatizar e refletir sobre a prática educativa não formal e como as reflexões de Paulo Freire podem contribuir na aprendizagem de comunidades a cerca de um determinado problema a fim de obter as mudanças individuais necessárias aos hábitos dos cidadãos dentro do contexto a ser transformado em um determinado grupo.Trata-se de uma pesquisa através de revisão de literatura de livros e artigos que discutem as questões da Educação Não Formal e seu papel na sociedade, tendo como base as contribuições socioconstrutivista de Freire para a educação e seu objetivo é refletir sobre a educação não formal, enfatizando seu campo, seus atributos e relevância. Não há como desconsiderar a educação não formal dentro do âmbito social, pois ela se configura cada vez mais como uma importante forma de educar e politizar jovens e adultos das classes mais baixas prejudicados de alguma forma pela falta de educação formal, de âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.