Diante das tentativas de aproximação dos estudantes com a química, várias propostas metodológicas são apresentadas como ferramentas atrativas e motivadoras. A experimentação é, em muitos casos, utilizada pelos professores de química como uma proposta lúdica e empolgante, cujo objetivo é atrair a atenção dos estudantes para os conteúdos específicos. Infelizmente, essa visão rasa da experimentação distancia os alunos da criticidade inerente, onde o compartilhamento de informações, o aprimoramento do raciocínio lógico para a elaboração de hipóteses e o fomento na coleta e análise dos dados são deixados em segundo plano ou, mais fortemente, esquecidos. Desse modo, a experimentação não abrange todas as possibilidades que o método científico proporciona, distanciando cada vez mais os estudantes de uma visão interdisciplinar, consistente e crítica que a química requer.
Essa pesquisa trata a experimentação por investigação como proposta didático-pedagógica para o ensino de química. O objetivo desse trabalho é sinalizar a importância dada pelos estudantes a esta proposta, ressaltando a importância do levantamento de hipóteses como os fios condutores da investigação.
A estudo foi desenvolvido com um grupo de 35 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada na Zona da Mata Sul do estado de Pernambuco. O objetivo da experimentação foi determinar o indicador ácido-base natural mais eficaz em diferentes concentrações, tendo como objetos de análise o extrato do Repolho-roxo, extrato do Feijão preto e da Flor do Hibiscus sp. Para tanto, utilizou-se como aporte metodológico para o desenvolvimento da pesquisa o Ciclo da Experiência de Kelly. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário contendo cinco perguntas acerca de como a experimentação investigativa estreitou a relação entre os estudantes e a química, dando ênfase nas características do método científico, sobretudo no tocante a elaboração de hipóteses como eixo norteador da experimentação investigativa. Os resultados obtidos validaram a aplicação da proposta como estratégia no ensino de química, contribuindo substancialmente para uma aprendizagem mais significativa.