RESUMOA sociedade passa por mudanças com a explosão das tecnologias nos espaços sociais, sendo importante o papel do docente no desenvolvimento do aluno. Este passa aconstruir o conhecimento, possui informações vastas que necessitam serdirecionadas para atender as exigências sociais. Dessa forma, ocorre uma quebra de paradigma na prática do educador, que se torna o mediador do processo ensino-aprendizagem. Assim, analisou-se a atuação docente diante as novas tecnologias da informação e comunicação nas escolas municipais do Ensino Fundamental I, Picos-PI. A metodologia consta de questionários e observações em curso de capacitação docente. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, delineado por porcentagens. Utilizou-se de autores como Tajra (2008), Gil (2010), Candau (2005), dentre outros.Os dados apresentam o resultado final do estudo.Portanto, é preciso o apoio de políticas públicas educacionais para o professor estar capacitadoemaplicar o saber adquirido, e assim dar oportunidades aos marginalizados globalmente.Palavras-chave: Prática docente. Tecnologias. Ensino-aprendizagem. Capacitação docente.