RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM OLHAR SOBRE O ESTUDO DA EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38551 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4756 "inscrito_id" => 522 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM OLHAR SOBRE O ESTUDO DA EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A intenção do presente trabalho é relatar observações feitas em turmas da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o título “Relato de experiência: Um olhar sobre o estudo da Educação dos Jovens e Adultos”, onde foram observadas através de uma pesquisa de campo. A pesquisa é classificada como exploratória e faz uso do método Survey. Este, dividido em 2 etapas: a primeira seria uma breve observação das aulas, verificando a realidade do ensino em sala e a segunda etapa, buscou-se por meio de uma entrevista informal coletar informações que pudessem complementar algumas considerações a respeito da prática de ensino, concepções, discurso e atitudes do professor(a) em sala de aula. As disciplinas escolhidas para a atividade foram Matemática e Língua Portuguesa. Concluídas as observações, para um diálogo informal buscou-se conversar com dois professores, estes, responsáveis pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática: Professor A e Professor B, respectivamente. O presente estudo possibilitou reflexão acerca do ensino de EJA, a sua prática educativa, considerando a metodologia adotada pelo educador, buscou-se pesquisar através da entrevista utilizada neste trabalho, se há a inclusão de métodos que beneficiem tal modalidade, dentro do contexto de uma escola da rede pública. A reflexão dessa prática pedagógica é o principal dever ao educador dessa modalidade de ensino, além da clareza de ser este um método de grande responsabilidade social e educacional, onde o docente é o mediador entre aluno e conhecimento. No sentido de avançar no conhecimento, possibilitando novas aprendizagens, incapazes de serem alcançadas se o docente não fizer esse papel de mediador na sala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EJA, RELATO DE ESPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID522_16102017234812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO CINÉSIO GOMES" "autor_nome_curto" => "LÉO CINÉSIO" "autor_email" => "leocinesio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38551 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4756 "inscrito_id" => 522 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM OLHAR SOBRE O ESTUDO DA EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A intenção do presente trabalho é relatar observações feitas em turmas da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o título “Relato de experiência: Um olhar sobre o estudo da Educação dos Jovens e Adultos”, onde foram observadas através de uma pesquisa de campo. A pesquisa é classificada como exploratória e faz uso do método Survey. Este, dividido em 2 etapas: a primeira seria uma breve observação das aulas, verificando a realidade do ensino em sala e a segunda etapa, buscou-se por meio de uma entrevista informal coletar informações que pudessem complementar algumas considerações a respeito da prática de ensino, concepções, discurso e atitudes do professor(a) em sala de aula. As disciplinas escolhidas para a atividade foram Matemática e Língua Portuguesa. Concluídas as observações, para um diálogo informal buscou-se conversar com dois professores, estes, responsáveis pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática: Professor A e Professor B, respectivamente. O presente estudo possibilitou reflexão acerca do ensino de EJA, a sua prática educativa, considerando a metodologia adotada pelo educador, buscou-se pesquisar através da entrevista utilizada neste trabalho, se há a inclusão de métodos que beneficiem tal modalidade, dentro do contexto de uma escola da rede pública. A reflexão dessa prática pedagógica é o principal dever ao educador dessa modalidade de ensino, além da clareza de ser este um método de grande responsabilidade social e educacional, onde o docente é o mediador entre aluno e conhecimento. No sentido de avançar no conhecimento, possibilitando novas aprendizagens, incapazes de serem alcançadas se o docente não fizer esse papel de mediador na sala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EJA, RELATO DE ESPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID522_16102017234812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO CINÉSIO GOMES" "autor_nome_curto" => "LÉO CINÉSIO" "autor_email" => "leocinesio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }