CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CENTRO CULTURAL PIOLLIN: UMA AÇÃO DEMOCRÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36260 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3315 "inscrito_id" => 8639 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CENTRO CULTURAL PIOLLIN: UMA AÇÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "É objetivo deste trabalho investigar os processos de ensino-aprendizagem realizados no Centro Cultural Piollin, uma organização não governamental localizada no bairro do Roger, João Pessoa-PB. Esta instituição promove um trabalho voltado para a arte educação com crianças, adolescentes e jovens prioritariamente oriundos de comunidades populares da grande João Pessoa. Sua proposta pedagógica está organizada em oficinas das seguintes áreas: circo, teatro, letramento, permacultura e artes visuais. Através do estudo da construção do projeto político pedagógico e das reuniões, chamadas de encontros pedagógicos, que contaram com a participação dos professores, psicólogas e assistente social observamos o currículo vigente composto pelos conteúdos eleitos pela equipe multidisciplinar e suas estratégias formativas. Foram utilizados como elementos desencadeadores dos debates experiências e exercícios sensoriais e corporais. Com a finalidade de acessar acontecimentos e atitudes dos educadores, para investigar os conteúdos reais registrados na memória coletiva, questionamos-os e avaliamos se de fatos são esses saberes que a instituição propõe ensinar. Evidenciando os conflitos, observando os percursos e criando um discurso coletivo consciente, instituindo o espaço de investigação e reflexão de forma sistêmica e coletiva. Este processo de construção do projeto político pedagógico gerou como foco do debate conceitos como coletividade, educação dialética e formação continuada, à luz da educação popular. Construindo o currículo ideal desejado por esta equipe, sendo ele um norte dos caminhos que as vivências pedagógicas realizadas no Centro Cultural Piollin deverão percorrer para a efetivação de um ensino-aprendizagem significativo e transformador para o educando e o educador, ambos envolvidos nesse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DIÁLOGO, COLETIVIDADE, GRUPO DE ESTUDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8639_10102017220754.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE DE FÁTIMA ALVES MENDES" "autor_nome_curto" => "SIMONE ALVES" "autor_email" => "simonefalvesm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36260 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3315 "inscrito_id" => 8639 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CENTRO CULTURAL PIOLLIN: UMA AÇÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "É objetivo deste trabalho investigar os processos de ensino-aprendizagem realizados no Centro Cultural Piollin, uma organização não governamental localizada no bairro do Roger, João Pessoa-PB. Esta instituição promove um trabalho voltado para a arte educação com crianças, adolescentes e jovens prioritariamente oriundos de comunidades populares da grande João Pessoa. Sua proposta pedagógica está organizada em oficinas das seguintes áreas: circo, teatro, letramento, permacultura e artes visuais. Através do estudo da construção do projeto político pedagógico e das reuniões, chamadas de encontros pedagógicos, que contaram com a participação dos professores, psicólogas e assistente social observamos o currículo vigente composto pelos conteúdos eleitos pela equipe multidisciplinar e suas estratégias formativas. Foram utilizados como elementos desencadeadores dos debates experiências e exercícios sensoriais e corporais. Com a finalidade de acessar acontecimentos e atitudes dos educadores, para investigar os conteúdos reais registrados na memória coletiva, questionamos-os e avaliamos se de fatos são esses saberes que a instituição propõe ensinar. Evidenciando os conflitos, observando os percursos e criando um discurso coletivo consciente, instituindo o espaço de investigação e reflexão de forma sistêmica e coletiva. Este processo de construção do projeto político pedagógico gerou como foco do debate conceitos como coletividade, educação dialética e formação continuada, à luz da educação popular. Construindo o currículo ideal desejado por esta equipe, sendo ele um norte dos caminhos que as vivências pedagógicas realizadas no Centro Cultural Piollin deverão percorrer para a efetivação de um ensino-aprendizagem significativo e transformador para o educando e o educador, ambos envolvidos nesse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DIÁLOGO, COLETIVIDADE, GRUPO DE ESTUDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8639_10102017220754.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE DE FÁTIMA ALVES MENDES" "autor_nome_curto" => "SIMONE ALVES" "autor_email" => "simonefalvesm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }