Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEA E SER-CORPO : POSSIBILIDADES HEURÍSTICAS

Palavra-chaves: AUTISMO, AUTOPOIESE, SER-CORPO Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
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      Trata do diálogo tônico nos vínculos familiares que envolvem família e transtorno do espectro autista.\r\n
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      autodescoberta do SER-CORPO e possibilidades transformadoras. Baseia-se nos sistemas\r\n
      autopoiéticos. Busca elucidar reflexões sobre a ampliação virtuosa do sentir-pensar-agir.\r\n
      Ressignificando as relações existenciais consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Propondo\r\n
      reflexões acerca da potência das afecções corporais como constituintes da ressignificação das\r\n
      relações intersubjetivas nos contextos da convivência com pessoas portadoras do TEA. Busca\r\n
      pontuar a importância de considerarmos nosso ser-corpo , como morada e paisagem de nossas\r\n
      aprendizagens e das aprendizagens dos outros. Considera a essência das relações corporais como\r\n
      mecanismos desencadeadores de cognição recursiva , na constituição das subjetividades e assim das\r\n
      relações intersubjetivas, então permeadas pela diversidade das emoções envoltas , quando há atenção\r\n
      e presença perante as possíveis perturbações funcionais das emoções . Valoriza a partir do diálogo\r\n
      tônico a evidência das excitações emocionais na superação do dualismo corpo e mente , mas sim\r\n
      numa visão integral e virtuosa do ser humano. Sugere que é no entrelaçamento e não no dualismo que\r\n
      o corpo se faz ser-corpo . Pontua que a integração ser-corpo abarca um corpo-psiquismo que se dá\r\n
      initerruptamente ao longo do desenvolvimento humano . Reconhece que as afecções representam\r\n
      condição Sine Qua Non nos alcances dos processos relacionais de expressão-apropriação . Possibilita\r\n
      avançar qualitativamente nos domínios das nossas condutas , dos nossos comportamentos . Considera\r\n
      a autocriação como produtora de saudáveis e producentes vínculos familiares no contexto relacional\r\n
      no que se refere ao Transtorno do Espectro Autista. Destaca a atenção ao corpo como base psíquica e\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Trata do diálogo tônico nos vínculos familiares que envolvem família e transtorno do espectro autista. Seu conceito, suas demandas e perturbações emocionais, suas provocações na construção da autodescoberta do SER-CORPO e possibilidades transformadoras. Baseia-se nos sistemas autopoiéticos. Busca elucidar reflexões sobre a ampliação virtuosa do sentir-pensar-agir. Ressignificando as relações existenciais consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Propondo reflexões acerca da potência das afecções corporais como constituintes da ressignificação das relações intersubjetivas nos contextos da convivência com pessoas portadoras do TEA. Busca pontuar a importância de considerarmos nosso ser-corpo , como morada e paisagem de nossas aprendizagens e das aprendizagens dos outros. Considera a essência das relações corporais como mecanismos desencadeadores de cognição recursiva , na constituição das subjetividades e assim das relações intersubjetivas, então permeadas pela diversidade das emoções envoltas , quando há atenção e presença perante as possíveis perturbações funcionais das emoções . Valoriza a partir do diálogo tônico a evidência das excitações emocionais na superação do dualismo corpo e mente , mas sim numa visão integral e virtuosa do ser humano. Sugere que é no entrelaçamento e não no dualismo que o corpo se faz ser-corpo . Pontua que a integração ser-corpo abarca um corpo-psiquismo que se dá initerruptamente ao longo do desenvolvimento humano . Reconhece que as afecções representam condição Sine Qua Non nos alcances dos processos relacionais de expressão-apropriação . Possibilita avançar qualitativamente nos domínios das nossas condutas , dos nossos comportamentos . Considera a autocriação como produtora de saudáveis e producentes vínculos familiares no contexto relacional no que se refere ao Transtorno do Espectro Autista. Destaca a atenção ao corpo como base psíquica e portanto cognitiva de possibildades heurísticas.

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