TEA E SER-CORPO : POSSIBILIDADES HEURÍSTICAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38650 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4602 "inscrito_id" => 10242 "titulo" => "TEA E SER-CORPO : POSSIBILIDADES HEURÍSTICAS" "resumo" => """ Trata do diálogo tônico nos vínculos familiares que envolvem família e transtorno do espectro autista.\r\n Seu conceito, suas demandas e perturbações emocionais, suas provocações na construção da\r\n autodescoberta do SER-CORPO e possibilidades transformadoras. Baseia-se nos sistemas\r\n autopoiéticos. Busca elucidar reflexões sobre a ampliação virtuosa do sentir-pensar-agir.\r\n Ressignificando as relações existenciais consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Propondo\r\n reflexões acerca da potência das afecções corporais como constituintes da ressignificação das\r\n relações intersubjetivas nos contextos da convivência com pessoas portadoras do TEA. Busca\r\n pontuar a importância de considerarmos nosso ser-corpo , como morada e paisagem de nossas\r\n aprendizagens e das aprendizagens dos outros. Considera a essência das relações corporais como\r\n mecanismos desencadeadores de cognição recursiva , na constituição das subjetividades e assim das\r\n relações intersubjetivas, então permeadas pela diversidade das emoções envoltas , quando há atenção\r\n e presença perante as possíveis perturbações funcionais das emoções . Valoriza a partir do diálogo\r\n tônico a evidência das excitações emocionais na superação do dualismo corpo e mente , mas sim\r\n numa visão integral e virtuosa do ser humano. Sugere que é no entrelaçamento e não no dualismo que\r\n o corpo se faz ser-corpo . Pontua que a integração ser-corpo abarca um corpo-psiquismo que se dá\r\n initerruptamente ao longo do desenvolvimento humano . Reconhece que as afecções representam\r\n condição Sine Qua Non nos alcances dos processos relacionais de expressão-apropriação . Possibilita\r\n avançar qualitativamente nos domínios das nossas condutas , dos nossos comportamentos . Considera\r\n a autocriação como produtora de saudáveis e producentes vínculos familiares no contexto relacional\r\n no que se refere ao Transtorno do Espectro Autista. Destaca a atenção ao corpo como base psíquica e\r\n portanto cognitiva de possibildades heurísticas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "AUTISMO, AUTOPOIESE, SER-CORPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID10242_16102017230534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA DE CASTRO LIMA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA LIMA" "autor_email" => "profalessa76@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38650 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4602 "inscrito_id" => 10242 "titulo" => "TEA E SER-CORPO : POSSIBILIDADES HEURÍSTICAS" "resumo" => """ Trata do diálogo tônico nos vínculos familiares que envolvem família e transtorno do espectro autista.\r\n Seu conceito, suas demandas e perturbações emocionais, suas provocações na construção da\r\n autodescoberta do SER-CORPO e possibilidades transformadoras. Baseia-se nos sistemas\r\n autopoiéticos. Busca elucidar reflexões sobre a ampliação virtuosa do sentir-pensar-agir.\r\n Ressignificando as relações existenciais consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Propondo\r\n reflexões acerca da potência das afecções corporais como constituintes da ressignificação das\r\n relações intersubjetivas nos contextos da convivência com pessoas portadoras do TEA. Busca\r\n pontuar a importância de considerarmos nosso ser-corpo , como morada e paisagem de nossas\r\n aprendizagens e das aprendizagens dos outros. Considera a essência das relações corporais como\r\n mecanismos desencadeadores de cognição recursiva , na constituição das subjetividades e assim das\r\n relações intersubjetivas, então permeadas pela diversidade das emoções envoltas , quando há atenção\r\n e presença perante as possíveis perturbações funcionais das emoções . Valoriza a partir do diálogo\r\n tônico a evidência das excitações emocionais na superação do dualismo corpo e mente , mas sim\r\n numa visão integral e virtuosa do ser humano. Sugere que é no entrelaçamento e não no dualismo que\r\n o corpo se faz ser-corpo . Pontua que a integração ser-corpo abarca um corpo-psiquismo que se dá\r\n initerruptamente ao longo do desenvolvimento humano . Reconhece que as afecções representam\r\n condição Sine Qua Non nos alcances dos processos relacionais de expressão-apropriação . Possibilita\r\n avançar qualitativamente nos domínios das nossas condutas , dos nossos comportamentos . Considera\r\n a autocriação como produtora de saudáveis e producentes vínculos familiares no contexto relacional\r\n no que se refere ao Transtorno do Espectro Autista. Destaca a atenção ao corpo como base psíquica e\r\n portanto cognitiva de possibildades heurísticas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "AUTISMO, AUTOPOIESE, SER-CORPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID10242_16102017230534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA DE CASTRO LIMA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA LIMA" "autor_email" => "profalessa76@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }