Nosso objetivo principal é fornecer um panorama geral da prática de ensino de leitura, oralidade e produção escrita em duas escolas da Região Metropolitana do Recife, a partir da experiência de estágio supervisionado. Para isso, abordaremos o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) recomendam para o ensino de leitura, oralidade e produção escrita no componente curricular Língua Portuguesa; apontaremos as observações de duas graduandas sobre esse ensino em aulas de Língua Portuguesa em duas escolas da Região Metropolitana do Recife; e discutiremos tais observações a partir da comparação entre as práticas e o que é proposto pelos PCN de Língua Portuguesa. A discussão justifica-se pela possibilidade de reflexão sobre o que é recomendado nos Parâmetros e a prática de ensino na realidade escolar. A principal contribuição deste estudo é um indicativo de como duas escolas de uma região específica se adéquam a algumas exigências dos parâmetros e não a outras, como, por exemplo, o ensino de leitura. A ausência, nas duas escolas, da leitura programada e da de escolha pessoal, nos alerta a respeito dos problemas de leitura e, consequentemente, de escrita enfrentados pelos alunos nas escolas em todo o território nacional. A escassez de trabalho com a modalidade oral da língua pode indicar deficiências no ensino de língua no que diz respeito às necessidades dos alunos para se comunicarem oralmente. Os problemas no ensino da leitura e da produção escrita verificados na escola B podem se dever ao fato de o ensino de redação dar lugar hoje ao ensino de produção textual, por exemplo.