Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA – PROJETO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, IDENTIDADE, INTERAÇÃO, EU, EU Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38545
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3571
    "inscrito_id" => 5206
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA – PROJETO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social, o qual acontece em primeiro momento no seio família e logo depois, a escola. A inserção da criança nos espaços de Educação Infantil se faz um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. Objetivo: Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio da brincadeira, da interação social e da vivência em diferentes situações, percebendo-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças. Referencial Teórico: Neste estágio da vida, onde acontece à interação social, as atividades são voltadas para a construção do eu e nas relações com o outro, contribuindo assim para a construção da personalidade ou personalismo na perspectiva de Henri Wallon. Metodologia: O projeto desenvolveu-se através de atividades lúdicas voltadas para a construção e fortalecimento da identidade. Com a canção: CADA UM É ESPECIAL, foi explorado o reconhecimento do eu e as diferenças com o outro. Em seguida, foi construído o Álbum da Vida, através de recortes e ilustrações feitas pelas crianças, onde representasse o seu cotidiano. Logo depois, o autorretrato, por meio da pintura livre e confecção de crachá. Com o uso de sucatas variadas foi montado um corpo humano, identificando e nomeando suas principais partes. Depois a criação da imagem do próprio corpo, com auxílio da balança e fita métrica. Por fim, construção da árvore genealógica da criança com fotos da família. Resultados: O uso de elementos pedagógicos lúdicos contribuíram de maneira positiva na constituição do sujeito de forma prazerosa e divertida, possibilitando aos pequenos expressar-se livremente e liberar emoções e tensões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, IDENTIDADE, INTERAÇÃO, EU, EU"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID5206_14102017155521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA VALÉRIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA VALÉRIA"
    "autor_email" => "claudia.valeriasilva@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38545
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3571
    "inscrito_id" => 5206
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA – PROJETO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social, o qual acontece em primeiro momento no seio família e logo depois, a escola. A inserção da criança nos espaços de Educação Infantil se faz um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. Objetivo: Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio da brincadeira, da interação social e da vivência em diferentes situações, percebendo-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças. Referencial Teórico: Neste estágio da vida, onde acontece à interação social, as atividades são voltadas para a construção do eu e nas relações com o outro, contribuindo assim para a construção da personalidade ou personalismo na perspectiva de Henri Wallon. Metodologia: O projeto desenvolveu-se através de atividades lúdicas voltadas para a construção e fortalecimento da identidade. Com a canção: CADA UM É ESPECIAL, foi explorado o reconhecimento do eu e as diferenças com o outro. Em seguida, foi construído o Álbum da Vida, através de recortes e ilustrações feitas pelas crianças, onde representasse o seu cotidiano. Logo depois, o autorretrato, por meio da pintura livre e confecção de crachá. Com o uso de sucatas variadas foi montado um corpo humano, identificando e nomeando suas principais partes. Depois a criação da imagem do próprio corpo, com auxílio da balança e fita métrica. Por fim, construção da árvore genealógica da criança com fotos da família. Resultados: O uso de elementos pedagógicos lúdicos contribuíram de maneira positiva na constituição do sujeito de forma prazerosa e divertida, possibilitando aos pequenos expressar-se livremente e liberar emoções e tensões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, IDENTIDADE, INTERAÇÃO, EU, EU"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID5206_14102017155521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA VALÉRIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA VALÉRIA"
    "autor_email" => "claudia.valeriasilva@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social, o qual acontece em primeiro momento no seio família e logo depois, a escola. A inserção da criança nos espaços de Educação Infantil se faz um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. Objetivo: Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio da brincadeira, da interação social e da vivência em diferentes situações, percebendo-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças. Referencial Teórico: Neste estágio da vida, onde acontece à interação social, as atividades são voltadas para a construção do eu e nas relações com o outro, contribuindo assim para a construção da personalidade ou personalismo na perspectiva de Henri Wallon. Metodologia: O projeto desenvolveu-se através de atividades lúdicas voltadas para a construção e fortalecimento da identidade. Com a canção: CADA UM É ESPECIAL, foi explorado o reconhecimento do eu e as diferenças com o outro. Em seguida, foi construído o Álbum da Vida, através de recortes e ilustrações feitas pelas crianças, onde representasse o seu cotidiano. Logo depois, o autorretrato, por meio da pintura livre e confecção de crachá. Com o uso de sucatas variadas foi montado um corpo humano, identificando e nomeando suas principais partes. Depois a criação da imagem do próprio corpo, com auxílio da balança e fita métrica. Por fim, construção da árvore genealógica da criança com fotos da família. Resultados: O uso de elementos pedagógicos lúdicos contribuíram de maneira positiva na constituição do sujeito de forma prazerosa e divertida, possibilitando aos pequenos expressar-se livremente e liberar emoções e tensões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.