Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO SONORA E CONSCIENTIZAÇÃO: RELATO DE UMA ATIVIDADE DE ENSINO E PESQUISA COM JOVENS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA “MUNDO NOVO” EM BUÍQUE/PE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO SONORA;, CAPOEIRA ANGOLA;, CIÊNCIA E CULTURA. Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 34962
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 147
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SONORA E CONSCIENTIZAÇÃO: RELATO DE UMA ATIVIDADE DE ENSINO E PESQUISA COM JOVENS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA “MUNDO NOVO” EM BUÍQUE/PE"
    "resumo" => """
      No presente artigo, apresentamos os processos e resultados de uma atividade de ensino e pesquisa, realizada com jovens da comunidade Quilombola “Mundo Novo”, em Buique/PE, na qual buscamos analisar os processos de\r\n
      conscientização em torno das paisagens sonoras que podem ser alcançados com atividades envolvendo educação, ciência, cultura em torno da educação sonora. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação composta de duas oficinas lúdicas e participativas. Numa, realizamos um conjunto de exercícios relativos ao desenvolvimento da escuta pensante. Na outra, os jovens puderam vivenciar a capoeira angola, num processo reflexivo e transformador, partindo dos problemas reais da comunidade. A análise das experiências apontou para a viabilidade de tais atividades interdisciplinares na formação de consciências em torno da preservação e melhoria dos seus ambientes acústicos, resistindo às culturas sonoras invasoras.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SONORA;, CAPOEIRA ANGOLA;, CIÊNCIA E CULTURA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID147_21042017101511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSUÉ MENDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSUÉ MENDES"
    "autor_email" => "jo21duda@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 34962
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 147
    "titulo" => "EDUCAÇÃO SONORA E CONSCIENTIZAÇÃO: RELATO DE UMA ATIVIDADE DE ENSINO E PESQUISA COM JOVENS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA “MUNDO NOVO” EM BUÍQUE/PE"
    "resumo" => """
      No presente artigo, apresentamos os processos e resultados de uma atividade de ensino e pesquisa, realizada com jovens da comunidade Quilombola “Mundo Novo”, em Buique/PE, na qual buscamos analisar os processos de\r\n
      conscientização em torno das paisagens sonoras que podem ser alcançados com atividades envolvendo educação, ciência, cultura em torno da educação sonora. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação composta de duas oficinas lúdicas e participativas. Numa, realizamos um conjunto de exercícios relativos ao desenvolvimento da escuta pensante. Na outra, os jovens puderam vivenciar a capoeira angola, num processo reflexivo e transformador, partindo dos problemas reais da comunidade. A análise das experiências apontou para a viabilidade de tais atividades interdisciplinares na formação de consciências em torno da preservação e melhoria dos seus ambientes acústicos, resistindo às culturas sonoras invasoras.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SONORA;, CAPOEIRA ANGOLA;, CIÊNCIA E CULTURA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID147_21042017101511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSUÉ MENDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSUÉ MENDES"
    "autor_email" => "jo21duda@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No presente artigo, apresentamos os processos e resultados de uma atividade de ensino e pesquisa, realizada com jovens da comunidade Quilombola “Mundo Novo”, em Buique/PE, na qual buscamos analisar os processos de conscientização em torno das paisagens sonoras que podem ser alcançados com atividades envolvendo educação, ciência, cultura em torno da educação sonora. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação composta de duas oficinas lúdicas e participativas. Numa, realizamos um conjunto de exercícios relativos ao desenvolvimento da escuta pensante. Na outra, os jovens puderam vivenciar a capoeira angola, num processo reflexivo e transformador, partindo dos problemas reais da comunidade. A análise das experiências apontou para a viabilidade de tais atividades interdisciplinares na formação de consciências em torno da preservação e melhoria dos seus ambientes acústicos, resistindo às culturas sonoras invasoras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.