Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDIAÇÃO FAMILIAR NO LETRAMENTO DIGITAL DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Palavra-chaves: CRIANÇAS, MÍDIAS DIGITAIS, MEDIAÇÃO FAMILIAR, LETRAMENTO DIGITAL Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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      Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação, ambos ligados à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: 1) questionário aplicado aos pais; 2) observações videogravadas de crianças utilizando dispositivos com telas touch; 4) registros de conversas informais com mães das crianças observadas. Os resultados indicaram que a mediação familiar do uso de mídias é uma prática comum. A ajuda dos familiares vem em forma de instruções orais, resolução de problemas tecnológicos e no manuseio do aparelho junto com a criança. Nas conversas informais com duas mães, estas informaram a adoção de estratégias planejadas de mediação, tais como o uso de bloqueadores de conteúdo, o uso conjunto e o ensino da verificação da classificação indicativa dos jogos e vídeos. As observações indicaram que a mediação feita pelos irmãos mais velhos é ativa, do tipo “fazer junto”.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O acesso das crianças às mídias começa cada vez mais cedo, pois elas estão inseridas no meio social e acabam se apropriando dos dispositivos digitais utilizados pela família. É importante, então, saber como e para que as crianças estão utilizando esses dispositivos e de que maneira a família media tal uso. Tendo esse contexto como pano de fundo, desenvolveu-se o estudo exploratório intitulado: “Crianças de 0 a 5 anos e tecnologias touch screen”, junto a 24 famílias com crianças com idades entre 0 e 5 anos, buscando dados sobre os modos de uso dessas tecnologias pelas crianças e os tipos de mediação constituídos no ambiente familiar. O estudo foi realizado pelo Grupo de Pesquisa Educação e Mídia, em parceria com o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação, ambos ligados à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: 1) questionário aplicado aos pais; 2) observações videogravadas de crianças utilizando dispositivos com telas touch; 4) registros de conversas informais com mães das crianças observadas. Os resultados indicaram que a mediação familiar do uso de mídias é uma prática comum. A ajuda dos familiares vem em forma de instruções orais, resolução de problemas tecnológicos e no manuseio do aparelho junto com a criança. Nas conversas informais com duas mães, estas informaram a adoção de estratégias planejadas de mediação, tais como o uso de bloqueadores de conteúdo, o uso conjunto e o ensino da verificação da classificação indicativa dos jogos e vídeos. As observações indicaram que a mediação feita pelos irmãos mais velhos é ativa, do tipo “fazer junto”.

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