MEDIAÇÃO FAMILIAR NO LETRAMENTO DIGITAL DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
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Tendo esse contexto como pano de fundo, desenvolveu-se o estudo exploratório intitulado: “Crianças de 0 a 5 anos e tecnologias touch screen”, junto a 24 famílias com crianças com idades entre 0 e 5 anos, buscando dados sobre os modos de uso dessas tecnologias pelas crianças e os tipos de mediação constituídos no ambiente familiar. O estudo foi realizado pelo Grupo de Pesquisa Educação e Mídia, em parceria com o\r\n Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação, ambos ligados à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: 1) questionário aplicado aos pais; 2) observações videogravadas de crianças utilizando dispositivos com telas touch; 4) registros de conversas informais com mães das crianças observadas. Os resultados indicaram que a mediação familiar do uso de mídias é uma prática comum. A ajuda dos familiares vem em forma de instruções orais, resolução de problemas tecnológicos e no manuseio do aparelho junto com a criança. 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