Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMERGINDO NA REALIDADE, EMERGINDO EM CRIAÇÃO: A REPORTAGEM COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO

Palavra-chaves: ENSINO CRIATIVO, REPORTAGEM, COMPLEXIDADE Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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      Resumo - Considerando-se que um dos grandes desafios da educação brasileira é despertar nos estudantes o interesse pelas aulas, o objetivo do artigo é verificar em que medida o uso da reportagem elaborada por discentes como tarefa didática pode promover momentos de estímulo ao imaginário, à emoção e à intuição do aprendiz, contribuindo para um ensino criativo, na perspectiva da transdisciplinaridade e da complexidade. Neste sentido, analisa-se a reportagem como ferramenta pedagógica, produzida, apresentada e dirigida por discentes, sob orientação docente, e suas alternativas de uso, na direção de um ensino criativo. Possibilidades educacionais são verificadas no sentido da compreensão de estímulos a práticas pedagógicas que despertem nos estudantes interesse pelas aulas, de forma que realizem espontânea e prazerosamente as tarefas propostas. Estabelece-se um diálogo entre as áreas de Educação e de Comunicação, considerando técnicas e perspectivas de Jornalismo e seus possíveis benefícios ao espaço escolar. Inicialmente, expõe-se sucintamente desafios da escola pública brasileira no contexto tecnológico digital contemporâneo, verificando-se possibilidades de uso de dispositivos móveis digitais para construção de reportagens. Em seguida, verifica-se a reportagem como instrumento didático, buscando-se descobrir se esse gênero jornalístico configura-se como tarefa didática criativa, na perspectiva transdisciplinar e complexa, rumo a um fazer pedagógico motivador, dinâmico e agradável. O estudo flui de uma sequência de trabalhos interdisciplinares cuja investigação teve início em 2015, quando a proponente deste artigo ingressou na pós-graduação em Filosofia da Educação na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, resultando na publicação do livro A reportagem como instrumento didático: perspectivas e possibilidades, publicado em 2016 (com previsão de lançamento no IV Congresso Nacional de Educação – CONEDU). A partir de então a pesquisa vem adentrando as áreas de Educação, Comunicação, Filosofia e outros campos, no intuito de compreender-se em que medida a reportagem (produzida, apresentada e dirigida por estudantes, sob orientação docente) pode trazer benefícios pedagógicos. Os achados (alguns ainda em fase de publicação) vêm sendo divulgados em eventos científicos nacionais e internacionais. O presente artigo, em especial, é uma adaptação de outro texto, elaborado para atender à temática do III Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), organizado pela Universidade Federal do Tocantins (31.08 a 02.09.2017), realizado \r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo - Considerando-se que um dos grandes desafios da educação brasileira é despertar nos estudantes o interesse pelas aulas, o objetivo do artigo é verificar em que medida o uso da reportagem elaborada por discentes como tarefa didática pode promover momentos de estímulo ao imaginário, à emoção e à intuição do aprendiz, contribuindo para um ensino criativo, na perspectiva da transdisciplinaridade e da complexidade. Neste sentido, analisa-se a reportagem como ferramenta pedagógica, produzida, apresentada e dirigida por discentes, sob orientação docente, e suas alternativas de uso, na direção de um ensino criativo. Possibilidades educacionais são verificadas no sentido da compreensão de estímulos a práticas pedagógicas que despertem nos estudantes interesse pelas aulas, de forma que realizem espontânea e prazerosamente as tarefas propostas. Estabelece-se um diálogo entre as áreas de Educação e de Comunicação, considerando técnicas e perspectivas de Jornalismo e seus possíveis benefícios ao espaço escolar. Inicialmente, expõe-se sucintamente desafios da escola pública brasileira no contexto tecnológico digital contemporâneo, verificando-se possibilidades de uso de dispositivos móveis digitais para construção de reportagens. Em seguida, verifica-se a reportagem como instrumento didático, buscando-se descobrir se esse gênero jornalístico configura-se como tarefa didática criativa, na perspectiva transdisciplinar e complexa, rumo a um fazer pedagógico motivador, dinâmico e agradável. O estudo flui de uma sequência de trabalhos interdisciplinares cuja investigação teve início em 2015, quando a proponente deste artigo ingressou na pós-graduação em Filosofia da Educação na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, resultando na publicação do livro A reportagem como instrumento didático: perspectivas e possibilidades, publicado em 2016 (com previsão de lançamento no IV Congresso Nacional de Educação – CONEDU). A partir de então a pesquisa vem adentrando as áreas de Educação, Comunicação, Filosofia e outros campos, no intuito de compreender-se em que medida a reportagem (produzida, apresentada e dirigida por estudantes, sob orientação docente) pode trazer benefícios pedagógicos. Os achados (alguns ainda em fase de publicação) vêm sendo divulgados em eventos científicos nacionais e internacionais. O presente artigo, em especial, é uma adaptação de outro texto, elaborado para atender à temática do III Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), organizado pela Universidade Federal do Tocantins (31.08 a 02.09.2017), realizado em Palmas - TO. A ideia de compartilhar o resultado dessa pesquisa no IV CONEDU surge por compreender-se que a temática deste evento (A Educação brasileira: desafios na atualidade) coaduna-se com o objeto do artigo em questão.

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