O JOGO DAS ARGOLAS TRIGONOMÉTRICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37778 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4305 "inscrito_id" => 7064 "titulo" => "O JOGO DAS ARGOLAS TRIGONOMÉTRICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA" "resumo" => "O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada numa escola estadual da rede pública do município de Rio Tinto-PB, cujo objetivo foi utilizar um jogo denominado de Jogo das Argolas Trigonométricas com intuito de aprimorar o cálculo mental, memorizar valores usuais de funções trigonométricas, facilitar o cálculo das relações e identidades trigonométricas, entre outros. O objetivo era confeccionar um jogo com itens de baixo custo e de fácil obtenção, tais como: fitas adesivas coloridas, garrafas pets de 2 litros, água, corante, argolas plásticas, entre outros. A metodologia utilizada nessa investigação caracteriza-se como pesquisa exploratória, cujo tamanho da amostra foram 24 alunos do 2° ano do Ensino Médio da escola pesquisada. O desenvolvimento da pesquisa foi delineado em quatro etapas, durante a aplicação das atividades na sala de aula, ficou explícito o interesse, envolvimento e entusiasmo dos participantes, tornando-se evidente a partir dos questionamentos e observações que foram levantadas ao decorrer da oficina, por parte dos alunos e de nós, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da UFPB/Matemática/Campus IV. Ao final da pesquisa foi possível perceber que o objetivo da pesquisa foi atingido, uma vez que os alunos ao utilizar o jogo das Argolas Trigonométricas, tiveram a oportunidade rever o conteúdo, de forma divertida, manusear relações simples de funções trigonométricas em arcos fundamentais, realizar cálculo mental dos valores de ângulos, aprofundar conceitos e procedimentos trigonométricos, formular estratégias, despertando assim o interesse e a curiosidade em aprender a Trigonometria, dimensionando um novo olhar para a matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, JOGOS, ENSINO DA MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7064_16102017202722.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDILENE GOMES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE" "autor_email" => "claudilene@dcx.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37778 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4305 "inscrito_id" => 7064 "titulo" => "O JOGO DAS ARGOLAS TRIGONOMÉTRICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA" "resumo" => "O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada numa escola estadual da rede pública do município de Rio Tinto-PB, cujo objetivo foi utilizar um jogo denominado de Jogo das Argolas Trigonométricas com intuito de aprimorar o cálculo mental, memorizar valores usuais de funções trigonométricas, facilitar o cálculo das relações e identidades trigonométricas, entre outros. O objetivo era confeccionar um jogo com itens de baixo custo e de fácil obtenção, tais como: fitas adesivas coloridas, garrafas pets de 2 litros, água, corante, argolas plásticas, entre outros. A metodologia utilizada nessa investigação caracteriza-se como pesquisa exploratória, cujo tamanho da amostra foram 24 alunos do 2° ano do Ensino Médio da escola pesquisada. O desenvolvimento da pesquisa foi delineado em quatro etapas, durante a aplicação das atividades na sala de aula, ficou explícito o interesse, envolvimento e entusiasmo dos participantes, tornando-se evidente a partir dos questionamentos e observações que foram levantadas ao decorrer da oficina, por parte dos alunos e de nós, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da UFPB/Matemática/Campus IV. Ao final da pesquisa foi possível perceber que o objetivo da pesquisa foi atingido, uma vez que os alunos ao utilizar o jogo das Argolas Trigonométricas, tiveram a oportunidade rever o conteúdo, de forma divertida, manusear relações simples de funções trigonométricas em arcos fundamentais, realizar cálculo mental dos valores de ângulos, aprofundar conceitos e procedimentos trigonométricos, formular estratégias, despertando assim o interesse e a curiosidade em aprender a Trigonometria, dimensionando um novo olhar para a matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, JOGOS, ENSINO DA MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7064_16102017202722.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDILENE GOMES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE" "autor_email" => "claudilene@dcx.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }