Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO DAS ARGOLAS TRIGONOMÉTRICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA

Palavra-chaves: TRIGONOMETRIA, JOGOS, ENSINO DA MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37778
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4305
    "inscrito_id" => 7064
    "titulo" => "O JOGO DAS ARGOLAS TRIGONOMÉTRICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA"
    "resumo" => "O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada numa escola estadual da rede pública do município de Rio Tinto-PB, cujo objetivo foi utilizar um jogo denominado de Jogo das Argolas Trigonométricas com intuito de aprimorar o cálculo mental, memorizar valores usuais de funções trigonométricas, facilitar o cálculo das relações e identidades trigonométricas, entre outros. O objetivo era confeccionar um jogo com itens de baixo custo e de fácil obtenção, tais como: fitas adesivas coloridas, garrafas pets de 2 litros, água, corante, argolas plásticas, entre outros. A metodologia utilizada nessa investigação caracteriza-se como pesquisa exploratória, cujo tamanho da amostra foram 24 alunos do 2° ano do Ensino Médio da escola pesquisada. O desenvolvimento da pesquisa foi delineado em quatro etapas, durante a aplicação das atividades na sala de aula, ficou explícito o interesse, envolvimento e entusiasmo dos participantes, tornando-se evidente a partir dos questionamentos e observações que foram levantadas ao decorrer da oficina, por parte dos alunos e de nós, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da UFPB/Matemática/Campus IV. Ao final da pesquisa foi possível perceber que o objetivo da pesquisa foi atingido, uma vez que os alunos ao utilizar o jogo das Argolas Trigonométricas, tiveram a oportunidade rever o conteúdo, de forma divertida, manusear relações simples de funções trigonométricas em arcos fundamentais, realizar cálculo mental dos valores de ângulos, aprofundar conceitos e procedimentos trigonométricos, formular estratégias, despertando assim o interesse e a curiosidade em aprender a Trigonometria, dimensionando um novo olhar para a matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, JOGOS, ENSINO DA MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7064_16102017202722.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDILENE GOMES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE"
    "autor_email" => "claudilene@dcx.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37778
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4305
    "inscrito_id" => 7064
    "titulo" => "O JOGO DAS ARGOLAS TRIGONOMÉTRICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA"
    "resumo" => "O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada numa escola estadual da rede pública do município de Rio Tinto-PB, cujo objetivo foi utilizar um jogo denominado de Jogo das Argolas Trigonométricas com intuito de aprimorar o cálculo mental, memorizar valores usuais de funções trigonométricas, facilitar o cálculo das relações e identidades trigonométricas, entre outros. O objetivo era confeccionar um jogo com itens de baixo custo e de fácil obtenção, tais como: fitas adesivas coloridas, garrafas pets de 2 litros, água, corante, argolas plásticas, entre outros. A metodologia utilizada nessa investigação caracteriza-se como pesquisa exploratória, cujo tamanho da amostra foram 24 alunos do 2° ano do Ensino Médio da escola pesquisada. O desenvolvimento da pesquisa foi delineado em quatro etapas, durante a aplicação das atividades na sala de aula, ficou explícito o interesse, envolvimento e entusiasmo dos participantes, tornando-se evidente a partir dos questionamentos e observações que foram levantadas ao decorrer da oficina, por parte dos alunos e de nós, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da UFPB/Matemática/Campus IV. Ao final da pesquisa foi possível perceber que o objetivo da pesquisa foi atingido, uma vez que os alunos ao utilizar o jogo das Argolas Trigonométricas, tiveram a oportunidade rever o conteúdo, de forma divertida, manusear relações simples de funções trigonométricas em arcos fundamentais, realizar cálculo mental dos valores de ângulos, aprofundar conceitos e procedimentos trigonométricos, formular estratégias, despertando assim o interesse e a curiosidade em aprender a Trigonometria, dimensionando um novo olhar para a matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, JOGOS, ENSINO DA MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7064_16102017202722.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDILENE GOMES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE"
    "autor_email" => "claudilene@dcx.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada numa escola estadual da rede pública do município de Rio Tinto-PB, cujo objetivo foi utilizar um jogo denominado de Jogo das Argolas Trigonométricas com intuito de aprimorar o cálculo mental, memorizar valores usuais de funções trigonométricas, facilitar o cálculo das relações e identidades trigonométricas, entre outros. O objetivo era confeccionar um jogo com itens de baixo custo e de fácil obtenção, tais como: fitas adesivas coloridas, garrafas pets de 2 litros, água, corante, argolas plásticas, entre outros. A metodologia utilizada nessa investigação caracteriza-se como pesquisa exploratória, cujo tamanho da amostra foram 24 alunos do 2° ano do Ensino Médio da escola pesquisada. O desenvolvimento da pesquisa foi delineado em quatro etapas, durante a aplicação das atividades na sala de aula, ficou explícito o interesse, envolvimento e entusiasmo dos participantes, tornando-se evidente a partir dos questionamentos e observações que foram levantadas ao decorrer da oficina, por parte dos alunos e de nós, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da UFPB/Matemática/Campus IV. Ao final da pesquisa foi possível perceber que o objetivo da pesquisa foi atingido, uma vez que os alunos ao utilizar o jogo das Argolas Trigonométricas, tiveram a oportunidade rever o conteúdo, de forma divertida, manusear relações simples de funções trigonométricas em arcos fundamentais, realizar cálculo mental dos valores de ângulos, aprofundar conceitos e procedimentos trigonométricos, formular estratégias, despertando assim o interesse e a curiosidade em aprender a Trigonometria, dimensionando um novo olhar para a matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.