RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID/FAFIRE: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO JOGOS COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O PROFESSOR COMO MEDIADOR D
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38527 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3533 "inscrito_id" => 8161 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID/FAFIRE: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO JOGOS COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O PROFESSOR COMO MEDIADOR D" "resumo" => "É de consenso geral que qualquer ação no sentido de melhoria do ensino da Matemática se faz necessário que o professor possua práticas pertinentes para a aprendizagem dos alunos, portanto, um dos primeiros focos de atenção deve ser a formação desse professor. O referido trabalho apresenta uma breve sistematização das ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, no Curso de Pedagogia, com práticas realizadas na área da Educação Matemática numa turma de 5° ano do Ensino Fundamental anos iniciais de uma Escola da Rede Municipal do Recife. O trabalho desenvolvido versa sobre ações na área do ensino da Matemática com a utilização de Jogos e Resolução de Problemas como metodologias alternativas para o ensino da matemática. As ações são realizadas numa turma de aproximadamente 21 (vinte e um) alunos que apresentavam dificuldades em suas aprendizagens referentes à Matemática. Para tanto, as práticas realizadas pelo PIBID vem mostrando um possível avanço no que diz respeito à apropriação dos conteúdos referentes ao ano que se realiza as intervenções, de modo a efetivar a eficácia do PIBID e a sua importância tanto para os alunos do campo de atuação quanto para os discentes do curso de Pedagogia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, JOGOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID8161_14102017102049.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE STEPHANE MACIEL GLÓRIA" "autor_nome_curto" => "RAYANE STEPHANE" "autor_email" => "rayanestephane8@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38527 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3533 "inscrito_id" => 8161 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID/FAFIRE: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO JOGOS COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O PROFESSOR COMO MEDIADOR D" "resumo" => "É de consenso geral que qualquer ação no sentido de melhoria do ensino da Matemática se faz necessário que o professor possua práticas pertinentes para a aprendizagem dos alunos, portanto, um dos primeiros focos de atenção deve ser a formação desse professor. O referido trabalho apresenta uma breve sistematização das ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, no Curso de Pedagogia, com práticas realizadas na área da Educação Matemática numa turma de 5° ano do Ensino Fundamental anos iniciais de uma Escola da Rede Municipal do Recife. O trabalho desenvolvido versa sobre ações na área do ensino da Matemática com a utilização de Jogos e Resolução de Problemas como metodologias alternativas para o ensino da matemática. As ações são realizadas numa turma de aproximadamente 21 (vinte e um) alunos que apresentavam dificuldades em suas aprendizagens referentes à Matemática. Para tanto, as práticas realizadas pelo PIBID vem mostrando um possível avanço no que diz respeito à apropriação dos conteúdos referentes ao ano que se realiza as intervenções, de modo a efetivar a eficácia do PIBID e a sua importância tanto para os alunos do campo de atuação quanto para os discentes do curso de Pedagogia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, JOGOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID8161_14102017102049.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE STEPHANE MACIEL GLÓRIA" "autor_nome_curto" => "RAYANE STEPHANE" "autor_email" => "rayanestephane8@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }