Devido a crescente inserção das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) no cotidiano dos indivíduos, surge um novo desafio para os professores: como utilizar esses recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de maneira significativa para os alunos? Partindo dessa premissa, este trabalho relata a experiência de uma proposta de intervenção através de uma gincana de conhecimentos, realizada com os alunos do Ensino Fundamental, anos finais, na Escola Municipal Governador Leonel Brizola no Município de João Pessoa - PB, com o objetivo de utilizar o celular como uma ferramenta pedagógica em situações que levem os alunos a uma apropriação da tecnologia de maneira transformadora e crítica. Para fundamentar este trabalho recorremos às ideias de autores como: Freire (1997), Kenski (2007), Libâneo (1994), Marcuschi (2004), Silva (2011), que tratam sobre este tema. Com base, nos resultados do trabalho realizado durante a gincana, acreditamos que é possível realizar a inserção das NTIC como recurso didático e como instrumento para a formação de indivíduos críticos e que façam uso dessas tecnologias na construção de aprendizagens significativas para sua vida.