O presente estudo é fruto de pesquisas bibliográficas realizadas na disciplina “Trabalho Interdisciplinar Supervisionado” do curso de Pedagogia da Faminas-BH no primeiro semestre de 2017, cuja temática central referiu-se à identidade do/a profissional pedagogo/a em diversos cenários de atuação. Desse modo, destaca-se a atuação do/a pedagogo/a no contexto das demandas advindas das novas tecnologias da informação e da comunicação, tendo em vista os desafios da formação e prática docente na atualidade. Para tanto, traçou-se como objetivos: a) refletir sobre o papel das novas tecnologias da informação e comunicação na educação formal; b) compreender alguns desafios da formação e ação docente no que tange à apropriação e utilização de novas tecnologias na escola; c) relacionar as novas tecnologias de comunicação e informação à possibilidades de trabalho interdisciplinar. Para tanto, a abordagem metodológica é do tipo qualitativa e como procedimento foi adotada a pesquisa bibliográfica. Utilizou-se como principais autores Porto(2006), Demo (2008) e Moran (2000). A pesquisa evidenciou que as novas tecnologias de informação e comunicação é de grande importância para uma prática pedagógica eficaz, dinâmica e interessante. São muitos os recursos que as TIC’s trazem para o universo escolar, facilitando o ensino e a construção de conhecimentos pelo aluno. A escola, por sua vez, precisa se empenhar e acompanhar a velocidade em que essas novas tecnologias vêm se apresentando para as novas gerações, ensinando com e através das TIC’s, promovendo a exploração de outras linguagens e assim, mudando o processo educativo e formando cidadãos mais reflexivos e conscientes de sua realidade, atingindo uma cultura mais elaborada, usando o que esses sujeitos já trazem do seu dia-a-dia. Conclui-se que é necessário reconhecer, porém, que ainda há muitos desafios presentes na formação inicial e continuadas dos docentes, as quais também não garantem a efetiva utilização das TIC’s no processo de aprendizagem. Acredita-se, portanto, que ações conjuntas entre todos profissionais da escola, governos, por meio de políticas públicas, e comunidade escolar podem alavancar práticas efetivas, contínuas e qualitativas em torno da construção de novos paradigmas educativos, que primem pela interdisciplinaridade, pela visão holística sobre mundo, aspectos esses que podem ser plenamente trabalhados por meio de novas tecnologias da informação e comunicação nas práticas pedagógicas.