Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAIC E SUA PROPOSTA DE FORMAÇÃO NA APRECIAÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, FORMAÇÃO DO PAIC, QUALIDADE DO ENSINO. Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir as apreciações que professores alfabetizadores de dois municípios cearenses fazem acerca das propostas de formação do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) para o ensino da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Embasaremos essa discussão na perspectiva do alfabetizar letrando, a qual norteia as proposições apresentadas pelo PAIC e sobre a qual discorreremos, na sequência, enfocando suas principais diretrizes. A metodologia empregada neste trabalho é baseada na perspectiva de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, visto que buscou expor o modo como professores alfabetizadores de dois municípios cearenses percebem a proposta de formação do PAIC para o ensino da leitura e escrita a estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados obtidos por esta investigação compõem o escopo para uma reflexão acerca das políticas educacionais do PAIC e possíveis incrementos na qualidade do ensino. Por fim, conclui-se que, a partir disso, que ainda padecemos na escola de uma certa disciplinarização dos conteúdos, especialmente daqueles relativos aos usos da linguagem, os quais ficam restritos à disciplina de língua portuguesa. O processo de alfabetização de nossas crianças pode continuar se distanciando da apropriação dos letramentos sociais, indiciando, assim, um certo “desperdício” de investimentos em programas como o PAIC, já que suas finalidades não estão sendo alcançadas pela ausência de um acompanhamento maior aos docentes de melhoria de suas condições de trabalho.

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