O PAIC E SUA PROPOSTA DE FORMAÇÃO NA APRECIAÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37823 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 1104 "titulo" => "O PAIC E SUA PROPOSTA DE FORMAÇÃO NA APRECIAÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES" "resumo" => "Esse artigo tem como objetivo discutir as apreciações que professores alfabetizadores de dois municípios cearenses fazem acerca das propostas de formação do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) para o ensino da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Embasaremos essa discussão na perspectiva do alfabetizar letrando, a qual norteia as proposições apresentadas pelo PAIC e sobre a qual discorreremos, na sequência, enfocando suas principais diretrizes. A metodologia empregada neste trabalho é baseada na perspectiva de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, visto que buscou expor o modo como professores alfabetizadores de dois municípios cearenses percebem a proposta de formação do PAIC para o ensino da leitura e escrita a estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados obtidos por esta investigação compõem o escopo para uma reflexão acerca das políticas educacionais do PAIC e possíveis incrementos na qualidade do ensino. Por fim, conclui-se que, a partir disso, que ainda padecemos na escola de uma certa disciplinarização dos conteúdos, especialmente daqueles relativos aos usos da linguagem, os quais ficam restritos à disciplina de língua portuguesa. O processo de alfabetização de nossas crianças pode continuar se distanciando da apropriação dos letramentos sociais, indiciando, assim, um certo “desperdício” de investimentos em programas como o PAIC, já que suas finalidades não estão sendo alcançadas pela ausência de um acompanhamento maior aos docentes de melhoria de suas condições de trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, FORMAÇÃO DO PAIC, QUALIDADE DO ENSINO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1104_19062017145958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSILANE DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ROSILANE " "autor_email" => "rosilane_professora@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37823 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 1104 "titulo" => "O PAIC E SUA PROPOSTA DE FORMAÇÃO NA APRECIAÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES" "resumo" => "Esse artigo tem como objetivo discutir as apreciações que professores alfabetizadores de dois municípios cearenses fazem acerca das propostas de formação do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) para o ensino da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Embasaremos essa discussão na perspectiva do alfabetizar letrando, a qual norteia as proposições apresentadas pelo PAIC e sobre a qual discorreremos, na sequência, enfocando suas principais diretrizes. A metodologia empregada neste trabalho é baseada na perspectiva de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, visto que buscou expor o modo como professores alfabetizadores de dois municípios cearenses percebem a proposta de formação do PAIC para o ensino da leitura e escrita a estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados obtidos por esta investigação compõem o escopo para uma reflexão acerca das políticas educacionais do PAIC e possíveis incrementos na qualidade do ensino. Por fim, conclui-se que, a partir disso, que ainda padecemos na escola de uma certa disciplinarização dos conteúdos, especialmente daqueles relativos aos usos da linguagem, os quais ficam restritos à disciplina de língua portuguesa. O processo de alfabetização de nossas crianças pode continuar se distanciando da apropriação dos letramentos sociais, indiciando, assim, um certo “desperdício” de investimentos em programas como o PAIC, já que suas finalidades não estão sendo alcançadas pela ausência de um acompanhamento maior aos docentes de melhoria de suas condições de trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, FORMAÇÃO DO PAIC, QUALIDADE DO ENSINO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1104_19062017145958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSILANE DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ROSILANE " "autor_email" => "rosilane_professora@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }