REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS/AS PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38484 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 5006 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS/AS PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo geral compreender como são desenvolvidos os processos de formação continuada dos/as professores/as que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Mataraca. Tivemos como objetivos específicos: identificar e analisar quais as dificuldades existentes no exercício da profissão docente dos/as professores/as que atuam na Educação de Jovens e Adultos vivenciam e necessitam recorrer à formação continuada; Identificar e analisar que procedimentos formativos devem ser tomados quanto à formação continuada para professores/as que atuam na Educação de Jovens e Adultos segundo os/as professores/as que atuam nessa modalidade; identificar e analisar quais as ações desenvolvidas pela escola ou município para a formação continuada dos/as professores/as que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Essa pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso. Utilizamos os seguintes instrumentos de coleta das informações: questionários, entrevista semiestruturada e análise documental. Foram participantes da pesquisa: oito professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, a diretora e coordenadora da escola. Os resultados da pesquisa apontam que: os/as professores/as participantes da pesquisa compreendiam a importância em estabelecer seu processo de formação continuada, tendo em vista a necessidade que a sociedade contemporânea exerce sobre o/a educador/a, enquanto exigência de uma educação de qualidade e quando atribuímos essa exigência a lecionar na Educação de Jovens e Adultos é imposto um acréscimo, pelo fato da especificidade da Educação de Jovens e Adultos, pois, para que o/a professor/a consiga atuar de forma consistente de acordo com a realidade de seus alunos/as, ele/a precisa está em constante aprendizado, pesquisando, revisando sua prática, se atualizando, e esses aspectos só acontecem mediante a formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO CONTINUADA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID5006_05082017212116.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA MONTEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FLAVINHA" "autor_email" => "flavinha.monteiro2011@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38484 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 5006 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS/AS PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo geral compreender como são desenvolvidos os processos de formação continuada dos/as professores/as que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Mataraca. Tivemos como objetivos específicos: identificar e analisar quais as dificuldades existentes no exercício da profissão docente dos/as professores/as que atuam na Educação de Jovens e Adultos vivenciam e necessitam recorrer à formação continuada; Identificar e analisar que procedimentos formativos devem ser tomados quanto à formação continuada para professores/as que atuam na Educação de Jovens e Adultos segundo os/as professores/as que atuam nessa modalidade; identificar e analisar quais as ações desenvolvidas pela escola ou município para a formação continuada dos/as professores/as que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Essa pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso. Utilizamos os seguintes instrumentos de coleta das informações: questionários, entrevista semiestruturada e análise documental. Foram participantes da pesquisa: oito professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, a diretora e coordenadora da escola. Os resultados da pesquisa apontam que: os/as professores/as participantes da pesquisa compreendiam a importância em estabelecer seu processo de formação continuada, tendo em vista a necessidade que a sociedade contemporânea exerce sobre o/a educador/a, enquanto exigência de uma educação de qualidade e quando atribuímos essa exigência a lecionar na Educação de Jovens e Adultos é imposto um acréscimo, pelo fato da especificidade da Educação de Jovens e Adultos, pois, para que o/a professor/a consiga atuar de forma consistente de acordo com a realidade de seus alunos/as, ele/a precisa está em constante aprendizado, pesquisando, revisando sua prática, se atualizando, e esses aspectos só acontecem mediante a formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO CONTINUADA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID5006_05082017212116.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA MONTEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FLAVINHA" "autor_email" => "flavinha.monteiro2011@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }