O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo descritivo, realizado em escolas da rede municipal de ensino da cidade de Patos / Paraíba. Tendo por objetivo principal investigar sobre a utilização do Atendimento Educacional Especializado – AEE, no processo de inclusão de alunos especiais no ensino regular nas escolas municipais da cidade de Patos-PB. Pretende-se especificamente descrever os recursos multifuncionais existentes nas escolas municipais, além de identificar as dificuldades encontradas pelos profissionais ao utilizarem essas ferramentas. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação sistemática, por meio de um diário de campo para anotações das observações realizadas, como também uma entrevista semi estruturada contendo dez questões referentes ao tema, das quais abordaram questões sobre as ferramentas educacionais disponíveis para a educação especial, sobre as salas de recursos multifuncionais, sobre as dificuldades existentes para adequar os alunos com necessidades especiais na dinâmica escolar através das ferramentas educacionais disponíveis, etc. Os resultados apontam que na cidade de Patos-PB possuem escolas que realizam o AEE, bem como a utilização das salas de recursos multifuncionais e que esta ferramenta é de suma importância no processo de desenvolvimento da aprendizagem desses alunos, como forma de inclusão no ensino regular.