Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA FONTE INESGOTÁVEL DE PRAZER PELA LEITURA: INVESTIGAÇÃO EM UMA TURMA DO 7º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO CURIMATAÚ PARAIBANO

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES DE LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, AUTONOMIA, INTERPRETAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38803
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1038
    "inscrito_id" => 2841
    "titulo" => "UMA FONTE INESGOTÁVEL DE PRAZER PELA LEITURA: INVESTIGAÇÃO EM UMA TURMA DO 7º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO CURIMATAÚ PARAIBANO"
    "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo relatar experiências de leitura em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental que procuraram despertar o senso crítico, a criatividade, a reflexão, a análise e a produção do conhecimento, refletindo sobre nossa prática docente. Revisando as nossas concepções de leitura e práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo crítico do pensamento e refletindo sobre metodologias utilizadas por nós como professores na construção do saber crítico, pudemos ter um novo olhar para os nossos alunos percebendo neles um conhecimento próprio de mundo, que veio acrescentar na aprendizagem coletiva a partir de suas falas e dos seus depoimentos, além de novas experiências que motivaram a dinâmica de leitura em sala de aula. Como fundamentação teórica, nos embasamos nos documentos oficiais que regem o ensino de Língua Portuguesa, os PCN para os anos finais do Ensino Fundamental. Em nossa metodologia, uma utilizamos como aporte a pesquisa narrativa, uma vez que, nosso foco se concentrou nas produções acerca da narração de histórias, por meio de biografias e quadrinhos. Como resultados, percebemos que conseguimos explorar nos alunos participantes do experimento, a capacidade de síntese e escrita, por meio das produções textuais em forma de quadrinhos, visando elencar os principais aspectos de um livro. Procuramos neste trabalho ressaltar alguns aspectos principais do que realizamos em sala de aula, pois os protocolos completos das produções realizadas, ainda estão em processo de análise, objetivando uma publicação científica futura. Sendo assim, o que está sendo apresentado aqui, revela apenas alguns dos resultados captados nestas análises prévias, podendo destacar ao leitor uma pequena parcela de nossa produção científica em andamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, AUTONOMIA, INTERPRETAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2841_08092017153933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS BORGES CÂMARA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO MARCOS"
    "autor_email" => "EUSCAMARA@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38803
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1038
    "inscrito_id" => 2841
    "titulo" => "UMA FONTE INESGOTÁVEL DE PRAZER PELA LEITURA: INVESTIGAÇÃO EM UMA TURMA DO 7º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO CURIMATAÚ PARAIBANO"
    "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo relatar experiências de leitura em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental que procuraram despertar o senso crítico, a criatividade, a reflexão, a análise e a produção do conhecimento, refletindo sobre nossa prática docente. Revisando as nossas concepções de leitura e práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo crítico do pensamento e refletindo sobre metodologias utilizadas por nós como professores na construção do saber crítico, pudemos ter um novo olhar para os nossos alunos percebendo neles um conhecimento próprio de mundo, que veio acrescentar na aprendizagem coletiva a partir de suas falas e dos seus depoimentos, além de novas experiências que motivaram a dinâmica de leitura em sala de aula. Como fundamentação teórica, nos embasamos nos documentos oficiais que regem o ensino de Língua Portuguesa, os PCN para os anos finais do Ensino Fundamental. Em nossa metodologia, uma utilizamos como aporte a pesquisa narrativa, uma vez que, nosso foco se concentrou nas produções acerca da narração de histórias, por meio de biografias e quadrinhos. Como resultados, percebemos que conseguimos explorar nos alunos participantes do experimento, a capacidade de síntese e escrita, por meio das produções textuais em forma de quadrinhos, visando elencar os principais aspectos de um livro. Procuramos neste trabalho ressaltar alguns aspectos principais do que realizamos em sala de aula, pois os protocolos completos das produções realizadas, ainda estão em processo de análise, objetivando uma publicação científica futura. Sendo assim, o que está sendo apresentado aqui, revela apenas alguns dos resultados captados nestas análises prévias, podendo destacar ao leitor uma pequena parcela de nossa produção científica em andamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, AUTONOMIA, INTERPRETAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2841_08092017153933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS BORGES CÂMARA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO MARCOS"
    "autor_email" => "EUSCAMARA@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem o objetivo relatar experiências de leitura em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental que procuraram despertar o senso crítico, a criatividade, a reflexão, a análise e a produção do conhecimento, refletindo sobre nossa prática docente. Revisando as nossas concepções de leitura e práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo crítico do pensamento e refletindo sobre metodologias utilizadas por nós como professores na construção do saber crítico, pudemos ter um novo olhar para os nossos alunos percebendo neles um conhecimento próprio de mundo, que veio acrescentar na aprendizagem coletiva a partir de suas falas e dos seus depoimentos, além de novas experiências que motivaram a dinâmica de leitura em sala de aula. Como fundamentação teórica, nos embasamos nos documentos oficiais que regem o ensino de Língua Portuguesa, os PCN para os anos finais do Ensino Fundamental. Em nossa metodologia, uma utilizamos como aporte a pesquisa narrativa, uma vez que, nosso foco se concentrou nas produções acerca da narração de histórias, por meio de biografias e quadrinhos. Como resultados, percebemos que conseguimos explorar nos alunos participantes do experimento, a capacidade de síntese e escrita, por meio das produções textuais em forma de quadrinhos, visando elencar os principais aspectos de um livro. Procuramos neste trabalho ressaltar alguns aspectos principais do que realizamos em sala de aula, pois os protocolos completos das produções realizadas, ainda estão em processo de análise, objetivando uma publicação científica futura. Sendo assim, o que está sendo apresentado aqui, revela apenas alguns dos resultados captados nestas análises prévias, podendo destacar ao leitor uma pequena parcela de nossa produção científica em andamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.