Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACESSIBILIDADE: UMA ANÁLISE REALIZADA A PARTIR DA ESTRUTURA DO PRÉDIO DA CIAC-UEPB

Palavra-chaves: ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA VISUAL Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo irá versar sobre a acessibilidade de pessoas com deficiência visual na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para tal, nos propomos a investigar se a estrutura da Central de Aulas (CIAC) da UEPB é acessível para pessoas com deficiência visual, tendo como objetivos investigar como se configura a acessibilidade para estas pessoas e identificar quais as dificuldades mais recorrentes encontradas no acesso ao prédio da CIAC da UEPB pelos deficientes visuais tomando como referência as pessoas com a deficiência visual que frequentam as instalações do prédio cotidianamente. Para isso, perpassamos pela conceituação dos níveis da deficiência visual que se faz de fundamental importância para que possamos entender de que maneira a acessibilidade está sendo ofertada aos deficientes visuais que frequentam a CIAC. O presente estudo de caráter qualitativo foi realizado com base nas concepções sobre deficiência de Diniz (2007), Ochata e Rosa (1995) dentre outros, bem como por meio de leitura bibliográfica sobre o processo de acessibilidade para o deficiente visual, entrevista semi-estruturada com uma aluna e um técnico deficientes visuais, observação e registro de fotos da estrutura física do prédio da CIAC da UEPB. Desse modo, os resultados da pesquisa apontaram a necessidade de se refletir sobre as limitações do outro para superação de obstáculos rumo à inclusão de pessoas com deficiência visual na educação superior e para a melhoria da estrutura física e curricular da universidade que atenda as necessidades destas pessoas. Assim, esperamos que os resultados demonstrados possam contribuir para alargar o debate em torno da acessibilidade e da educação inclusiva nesta etapa de ensino.

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