Este trabalho é resultado de um estudo realizado na disciplina de Religião e Educação na América Latina do programa de pós-graduação em Teologia da Faculdade EST- Escola Superior de Teologia. O presente artigo foi elaborado a partir de várias discussões em sala de aula, como também leituras realizadas com o objetivo de identificar a relação entre o pensamento de Paulo Freire e a proposta de educação dos Institutos Federais. Ainda contamos com informações oriundas de uma pesquisa bibliográfica realizada no período de Agosto a Outubro de 2016, que fará parte de um dos capítulos da tese intitulada: a imersão do Instituto Federal no contexto sócio econômico do Cariri a partir do impacto provocado pela Romaria do Padre Cicero nos aspectos cultural, religioso e econômico das cidades de Crato e Juazeiro do Norte/CE. Destacam-se nesta pesquisa os conceitos de Educação Popular e Emancipadora abordados por Paulo Freire e a relação destes com a proposta inicial de criação dos IFs a partir da lei 11.892 e o atual modelo de educação desenvolvido nos campi de Crato e Juazeiro do Norte. Como fonte de dados foram utilizados documentos e materiais existentes no site do IFCE e alguns autores que discorrem sobre essa temática como: Severina Gadelha Silva, que aborda em seu livro intitulado: Antes que ninguém conte... eu conto -2004, uma breve história da educação profissional no Brasil e mais especificamente no estado do Ceará, Karen de Fátima Maciel em seu artigo intitulado: O pensamento de Paulo Freire na Educação popular-2011 e por último abordamos um artigo de Caetano Juracy Resende Silva que faz uma abordagem bastante interessante a respeito dos Institutos Federais e a sua lei de criação, a 11.892, de 29/11/2008 comentando e refletindo sobre o real papel dessas instituições junto às camadas mais pobres da sociedade. O resultado constatado aponta uma estreita relação entre os conceitos definidos por Paulo Freire e a proposta de Educação ofertada pelos Institutos Federais às camadas mais pobres da sociedade, os filhos dos trabalhadores.