Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA COMUNIDADE RURAL VISANDO A CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS RELAÇÕES DO HOMEM COM A NATUREZA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA, ETNOBOTÂNICA, MEIO-AMBIENTE Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38471
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4194
    "inscrito_id" => 9955
    "titulo" => "REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA COMUNIDADE RURAL VISANDO A CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS RELAÇÕES DO HOMEM COM A NATUREZA."
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar os conhecimentos dos moradores de uma comunidade na zona rural de Jequié, acerca do impacto ambiental produzido pelo uso indiscriminado dos recursos vegetais para uso na medicina e alimentação, sua conscientização quanto à preservação desses recursos e se afetam a qualidade de vida. A pesquisa se aproxima da vertente da Educação Ambiental Transformadora, mediante uma abordagem etnobotânica valorizando a aproximação do saber popular, ao saber científico. É de caráter qualitativo, com a realização de entrevistas aleatórias, semiestruturadas gravadas e transcritas, respeitando a fala dos entrevistados e registros fotográficos. Os resultados demonstraram que nem todos os entrevistados possuem o conhecimento de quais são os impactos ambientais ocasionados na comunidade, pela utilização de agrotóxicos, irrigação artificial e pelo desmatamento das áreas plantadas. Observou-se também que a utilização de plantas para medicação e para consumo doméstico familiar não contribui com a degradação do meio ambiente de forma significativa. Cabe ressaltar que muitos entrevistados não são moradores fixos da comunidade, mas sim proprietários de terras, fato não esperado pela pesquisadora, surgindo assim, outra questão, se esses, não são moradores, e não sofrem diretamente os impactos ambientais, será que se preocupam com os impactos causados naquela localidade, pela prática do desmatamento e outros fatores? Conclui-se, que é importante levar mais informações sobre como a responsabilidade socioambiental e o trabalho coletivo contribui eticamente com a transformação da comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA, ETNOBOTÂNICA, MEIO-AMBIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID9955_16102017185804.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÁTILA MARIA DO NASCIMENTO ARGOLO"
    "autor_nome_curto" => "TÁTILA ARGOLO"
    "autor_email" => "tatila.maria.tm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38471
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4194
    "inscrito_id" => 9955
    "titulo" => "REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA COMUNIDADE RURAL VISANDO A CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS RELAÇÕES DO HOMEM COM A NATUREZA."
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar os conhecimentos dos moradores de uma comunidade na zona rural de Jequié, acerca do impacto ambiental produzido pelo uso indiscriminado dos recursos vegetais para uso na medicina e alimentação, sua conscientização quanto à preservação desses recursos e se afetam a qualidade de vida. A pesquisa se aproxima da vertente da Educação Ambiental Transformadora, mediante uma abordagem etnobotânica valorizando a aproximação do saber popular, ao saber científico. É de caráter qualitativo, com a realização de entrevistas aleatórias, semiestruturadas gravadas e transcritas, respeitando a fala dos entrevistados e registros fotográficos. Os resultados demonstraram que nem todos os entrevistados possuem o conhecimento de quais são os impactos ambientais ocasionados na comunidade, pela utilização de agrotóxicos, irrigação artificial e pelo desmatamento das áreas plantadas. Observou-se também que a utilização de plantas para medicação e para consumo doméstico familiar não contribui com a degradação do meio ambiente de forma significativa. Cabe ressaltar que muitos entrevistados não são moradores fixos da comunidade, mas sim proprietários de terras, fato não esperado pela pesquisadora, surgindo assim, outra questão, se esses, não são moradores, e não sofrem diretamente os impactos ambientais, será que se preocupam com os impactos causados naquela localidade, pela prática do desmatamento e outros fatores? Conclui-se, que é importante levar mais informações sobre como a responsabilidade socioambiental e o trabalho coletivo contribui eticamente com a transformação da comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA, ETNOBOTÂNICA, MEIO-AMBIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID9955_16102017185804.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÁTILA MARIA DO NASCIMENTO ARGOLO"
    "autor_nome_curto" => "TÁTILA ARGOLO"
    "autor_email" => "tatila.maria.tm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar os conhecimentos dos moradores de uma comunidade na zona rural de Jequié, acerca do impacto ambiental produzido pelo uso indiscriminado dos recursos vegetais para uso na medicina e alimentação, sua conscientização quanto à preservação desses recursos e se afetam a qualidade de vida. A pesquisa se aproxima da vertente da Educação Ambiental Transformadora, mediante uma abordagem etnobotânica valorizando a aproximação do saber popular, ao saber científico. É de caráter qualitativo, com a realização de entrevistas aleatórias, semiestruturadas gravadas e transcritas, respeitando a fala dos entrevistados e registros fotográficos. Os resultados demonstraram que nem todos os entrevistados possuem o conhecimento de quais são os impactos ambientais ocasionados na comunidade, pela utilização de agrotóxicos, irrigação artificial e pelo desmatamento das áreas plantadas. Observou-se também que a utilização de plantas para medicação e para consumo doméstico familiar não contribui com a degradação do meio ambiente de forma significativa. Cabe ressaltar que muitos entrevistados não são moradores fixos da comunidade, mas sim proprietários de terras, fato não esperado pela pesquisadora, surgindo assim, outra questão, se esses, não são moradores, e não sofrem diretamente os impactos ambientais, será que se preocupam com os impactos causados naquela localidade, pela prática do desmatamento e outros fatores? Conclui-se, que é importante levar mais informações sobre como a responsabilidade socioambiental e o trabalho coletivo contribui eticamente com a transformação da comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.